Previsão para Sexta-feira
06 JAN 2023
São Pedro registra maior índice de crescimento da população na região

São Pedro foi a cidade que teve maior crescimento da população na região, mostram dados divulgados pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) com a prévia da população, com base nos dados do Censo Demográfico 2022 coletados até 25 de dezembro.

Em São Pedro, a população cresceu 7,42% e chegou, segundo a estimativa, aos 38.991 habitantes. A projeção era de 36.298 habitantes. Várias cidades registraram queda na população.

Na região, as quedas mais significativas entre o número de habitantes projetado em 2021 e a prévia informada pelo IBGE foram observados em Águas de São Pedro (-13,68%), Rio das Pedras (-13,05%) Iracemápolis (-12,87%), Capivari (-10,56%) e Charqueada (-10,26%).

Piracicaba foi outra cidade que registrou aumento na população, de 5,89%, alcançando 434.432 habitantes. A situação de aumento da população também foi verificada em Mombuca (5,71%) e Rafard (2,27%).

MAIS RECURSOS - Entre as medidas práticas que o crescimento da população representa está o aumento no índice do FPM (Fundo de Participação dos Municípios), uma transferência constitucional da União para Estados e Distrito Federal, que por sua vez repassam aos municípios. A distribuição dos recursos aos municípios é feita de acordo com o número de habitantes.

Em 2022, com o coeficiente de 1,60 no FPM, o repasse para São Pedro foi de R$ 31,6 milhões. Com o aumento da população, o índice passou para 1,80 e o valor total repassado vai depender da quantidade arrecadada pela União com Imposto de Renda e Imposto sobre Produtos Industrializados, valores usados para compor o FPM. Se considerados os valores dos últimos anos, o acréscimo deve significar aproximadamente R$ 4 milhões a mais nos cofres da Prefeitura.

Levantamento da Confederação Nacional dos Municípios indica que apenas 331 de um total de 5.568 municípios de todo o Brasil, entre eles São Pedro, ganharam coeficiente. São 4.348 os municípios que vão manter o coeficiente e outros 863 que apresentaram diminuição no índice.

O prefeito Thiago Silva diz que o aumento da população era algo esperado pela percepção de mais moradores na cidade, mas a liderança no crescimento surpreendeu. “Este é um bom indicativo e confirma o que sentimos em vários serviços realizados pela Prefeitura: mais pessoas estão escolhendo viver em São Pedro. Essa escolha pode ser creditada aos serviços prestados e ao tipo de qualidade de vida que as pessoas buscam”, destaca.

DADOS - Apesar de o Censo não ter sido concluído no ano passado, o Instituto decidiu realizar um cálculo da população com base nos dados já levantados. O número de habitantes é utilizado para índices fundamentais, como o próprio Fundo de Participação dos Municípios e para determinar o tamanho das representações políticas, como na quantidade de vereadores e de deputados federais e estaduais.

A coleta do Censo 2022 está em campo desde agosto e os recenseadores do IBGE estão visitando todos os domicílios brasileiros. Residentes de domicílios não visitados podem entrar em contato com o telefone 137 para responder ao questionário. A ligação é gratuita, e o serviço funciona todos os dias, de 8h até 21h30.

Nascida em São Paulo e ex-moradora de Trancoso, Verônica escolheu São Pedro para viver com a família

Nascida em São Paulo capital, Verônica Tomaz, 50, já morou no Guarujá e em Trancoso, na Bahia, mas há um ano escolheu São Pedro para viver com os filhos Luna, de 22 anos e Emmanuel, de 13.

“Minha mãe mora hás uns 10 anos em São Pedro e depois de virmos algumas vezes para férias e visitas, decidimos nos mudar. Amo essa cidade e sua insfraestrutura, além da beleza, das ofertas em saúde, cultura e na segurança”, disse.

A irmã de Verônica também é uma moradora relativamente recente de São Pedro. “Ela veio para ficar um período na pandemia e acabou se mudando também”, contou.