Previsão para Sexta-feira
26 DEZ 2022
Impressora 3D é tema de capacitação para profissionais da Rede Municipal de Educação

Tecnologia deve chegar às escolas do município em 2023

Para instruir e informar professores, diretores e demais colaboradores da Secretaria Municipal de Educação sobre o uso da impressora 3D, foi realizado, no dia 20, uma capacitação sobre o uso desta tecnologia. Os participantes receberam informações para prepará-los a auxiliar os alunos no manuseio da ferramenta que tem previsão de implementação na rede municipal de ensino em 2023.

O uso da tecnologia da impressora 3D se enquadra na metologia STEAM - Science, Technology, Engineering, Arts e Mathematics - Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática na sigla em inglês, e está adaptada ao Currículo da Base Nacional Comum (BNCC).

Entre as metas de seu uso estão atingir os objetivos propostos em suas competências gerais, instigar a criatividade, elevar os níveis de conhecimento e despertar o pensamento crítico, além da própria imersão na cultura digital.

A implementação de tecnologia nos processos de aprendizagem vem sendo foco da Secretaria Municipal de Educação, atenta ao desenvolvimento de habilidades nas áreas por parte dos alunos e aplicação da BNCC.

Para o responsável pela capacitação e professor de Tecnologias João Paulo Furlan, a implementação de recursos tecnológico em sala de aula vai ao encontro de interesse dos estudantes. “A importância do uso dessas tecnologias é totalmente condizente ao público-alvo a ser implementado, na medida em que ao mesmo tempo em que são trazidas novas metodologias de ensino com a chamada aprendizagem interativa, espera-se que cada vez mais o aluno participante exerça maior autonomia, desperte maior repertório argumentativo, permitindo autoconhecimento, além do exercício de valores como responsabilidade e cidadania, empatia e cooperação”, falou o professor.

O uso em sala de aula também foi destacado pelo professor. “Com o uso do equipamento, consegue-se confeccionar qualquer objeto modelado, transformando-o em algo palpável, o que enriquece as atividades pedagógicas com inúmeras finalidades ou aplicações nos diversos componentes curriculares”, contou.