Cerca de 15 mil pessoas são esperadas para participar da programação do Carnaval da Família na estância de São Pedro. Com uma proposta bastante característica do município, o objetivo da Secretaria Municipal de Turismo é de oferecer aos moradores e turistas uma festa divertida e ao mesmo tempo segura. O evento, que acontece na Praça da Matriz entre os dias 8 a 12, conta com apoio da Associação Comercial de São Pedro (Acisp) e diversos comerciantes.
Num palco montado no largo da Matriz, a programação terá início às 21 horas e encerramento a 1 hora. Serão duas matinês - no domingo (10) e na terça-feira (12) – e mais quatro noites de animação com banda ao vivo, trazendo um repertório carnavalesco com marchinhas, sambas e axés.
Além de contar com o reforço da Guarda Civil Municipal e da Polícia Militar, seguranças particulares também foram contratos pela prefeitura para trabalhar nos pontos de maior concentração de pessoas. O Fundo Social de Solidariedade vai oferecer estacionamento na rua Malaquias Guerra, a partir das 20 horas.
Proibições
Com o objetivo de assegurar à criança e ao adolescente a proteção e a sua saúde, a equipe da Vigilância Sanitária de São Pedro irá intensificar o trabalho de fiscalização e controle para que seja cumprida a proibição de se vender, oferecer, fornecer, entregar ou permitir o consumo de bebidas alcoólicas por crianças e adolescentes.
Amparados pela Lei 14.592, do Governo do Estado de São Paulo, a proposta é de orientar e fiscalizar comerciantes ou responsáveis por bares, lanchonete, lojas de conveniências, hotéis e pontos de concentrações públicas. Mais informações estão no www.alcoolparamenoreseproibido.sp.gov.br
Por meio do decreto 5.451, publicada no último dia 14 de janeiro, o prefeito Hélio Zanatta (PPS) também proibiu o uso, o porte e o comércio de espumas, serpentinas de aerosol (sprays) e de garrafas de vidro em toda área central da cidade. Durante os cinco dias de festa, comerciantes que estiverem a cerca de 500 metros de distância da Praça Matriz devem ficar atentos ao decreto. O horário de funcionamento do estabelecimento será encerrado junto com a programação.
Preservativos
Por meio da Secretaria de Saúde, uma equipe do Programa DST/HIV/Aids pretende distribuir aproximadamente cerca de 10 mil preservativos durante as atrações do Carnaval. Devidamente identificados, além dos preservativos, funcionários da pasta irão entregar material informativo relacionados à campanha de prevenção às doenças sexualmente transmissíveis promovida pelo Ministério da Saúde, que este ano tem o slogan “A vida é melhor sem aids. Proteja-se. Use sempre a camisinha”. O público-alvo é a toda a população sexualmente ativa.
Confira a programação:
Sexta-feira (8)
23 horas - Carnaclube (Clube ADRS)
Sábado (9)
21 horas - DJ da praça (Palco no Largo da Matriz)
22 horas - Banda
Domingo (10)
Das 17 às 18h30 - Matinê com som mecânico.
21 horas – Desfile dos Blocos do Hotel Fazenda São João, Thermas Water Park, Frangas e Galoucos, Terceira Idade de São Pedro e Juntuemisturado
22 horas - Dj e Banda
Segunda-feira (11)
21 horas - DJ na praça
22 horas - Banda
Terça-feira (12)
Das 17 às 19 horas - Matinê com som mecânico
21 horas - DJ na praça
22 horas - Banda