Durante a manhã dessa quinta-feira (14), representantes do Consórcio Intermunicipal das Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (Consórcio PCJ) visitaram o prefeito Helinho Zanatta (PPS) em seu gabinete para apresentar os principais programas de atuação que a entidade poderá oferecer ao município.
Durante o encontro, que também teve a participação do assessor jurídico do Serviço Autônomo de Água e Esgoto de São Pedro (Saaesp), José Augusto Seydell, e o membro do Rotary Club de São Pedro, Mauricio Rodrigues Alves, os representantes do Consórcio, Andrea Borges Rodrigues Dias e Guilherme Valarini falaram sobre as formas de assistência e assessoria da entidade em auxiliar os municípios nas áreas, ambiental e de gestão de recursos hídricos.
“Além dos projetos de reflorestamento, para recuperação das principais nascentes de São Pedro, também damos todo suporte em projetos educacionais com capacitação de profissionais e até material didático”, explicou Andrea.
Ainda conforme a responsável por serviços e gestão, em abril, haverá um encontro entre representantes das prefeituras parceiras para discutir as principais formas de captar recursos para projeto hídricos. “Será um evento muito importante para os municípios, como São Pedro, que buscam dinheiro para tudo o que envolva água”.
O prefeito Helinho Zanatta disse que mandará um representante da cidade para participar do evento. “Temos grande interesse em sermos parceiros do Consórcio. Precisamos trabalhar para preservar nossa mata ciliar, captar recurso para projetos hídricos e também desenvolver ações com a rede municipal de ensino”, declarou.
ENTIDADE
O Consórcio PCJ é uma entidade sem fins lucrativos com uma história de 23 anos de luta por água de qualidade e quantidade nas Bacias PCJ. Nesse tempo, a entidade auxiliou municípios no aumento do índice de tratamento de efluentes, saltando de 3% em 1989 – quando da fundação do Consórcio – para quase 60% em 2012 (média na bacia). O índice de perdas hídricas nos serviços de abastecimentos que passava da casa dos 50%, hoje está em 37%. Foram plantadas 3,7 milhões de mudas de árvores nativas em áreas de matas ciliares dos rios de nossa região. O Consórcio PCJ é referência nacional e internacional na gestão e trato com água.