Entre os dias 11 de março a 4 de abril, a Secretaria Municipal de Saúde e Desenvolvimento Social, por meio da equipe de profissionais do Centro de Saúde Bucal de São Pedro, realizou uma importante ação com as crianças de cinco a 12 anos de toda rede de ensino. Dentista e auxiliares foram de escola em escola para dar orientações de fazer a aplicação tópica de flúor nos dentes de 2.736 crianças.
Além de ressaltar a importância da escovação e cuidados com os dentes, a equipe da Saúde contou com a participação dos alunos da oficina de circo do Projeto Educacional Criança Esperança, que acabaram contribuindo com a descontração dos encontros.
De acordo com a dentista e coordenadora do Centro de Saúde Bucal (CSB), mais do que passar informações importantes para que os alunos mantenham uma higiene bucal adequada, a escovação dental supervisionada, com a aplicação do flúor, evita a desmineralização do dente e previne a cárie.
“Também é preciso evitar comer doces, balas, bolachas recheadas todas as horas, e escovar os dentes várias vezes ao dia; principalmente na hora de dormir. Além disso, até os 10 anos de idade, o responsável pela criança deve supervisionar e até realizar a escovação”, disse Samantha, sobre o trabalho que deverá ser feito pelo menos duas vezes ao ano.
PARTICIPAÇÃO. Sob a direção do coordenador da oficina de circo, o conhecido Paulo Palhaço, durante os encontros nas escolas os alunos do Projeto Educacional Criança Esperança apresentaram um espetáculo com diversas modalidades circenses.
Números de equilíbrio, laço, monociclos, malabares, ginástica de solo e até o cômico com a Zebra Leopoldina tiraram várias gargalhadas do público. “Procuramos resgatar a história do circo, contando para os alunos a origem de cada número. Ao mesmo tempo, fizemos uma homenagem a um dos maiores palhaços que o Brasil já teve, o palhaço Pirulim”, declarou o professor.