No último dia 3, a Secretaria Municipal de Saúde de São Pedro recebeu os resultados dos exames das nove crianças que passaram mal após comerem a merenda fornecida em uma creche da cidade. Segundo as análises parasitológicas realizadas pelo Instituto Adolfo Lutz, foi negativada a presença de qualquer tipo de bactéria, parasita e vírus.
A enfermeira responsável pela Vigilância Epidemiológica, Gislene Nicolau dos Santos, explicou que os sintomas de náusea, vômito e diarreia, segundo o Instituto Adolfo Lutz, pode ter sido provocado por uma possível fermentação do alimento no organismo.
Ainda de acordo com a secretária de Saúde, Miriam de Souza e Silva, cada organismo reage de uma forma. No entanto que, das 18 crianças da mesma sala que comeram a sopa, nove apresentaram os sintomas.
“Segundo o protocolo do instituto, esse processo de fermentação pode estar associado à temperatura do corpo, temperatura do ambiente e temperatura do próprio alimento. Por isso algumas crianças não passaram mal".
Assim que for concluída a sindicância realizada pela Secretaria de Educação, o Departamento Jurídico da Prefeitura deverá abrir um processo administrativo para analisar se houve ou não algum tipo de negligência.