Modernização e agilidade na prestação de serviços. Esta é a proposta do Serviço Autônomo de Água e Esgoto de São Pedro (Saaesp), que nessa semana adquiriu novos equipamentos, como smartphones e impressoras térmicas para facilitar a coleta de leituras e impressão simultânea das contas de água. Com o investimento de aproximadamente R$ 20 mil, os aparelhos também vão facilitar o trabalho dos leituristas.
“A nossa proposta é exatamente esta: facilitar o trabalho dos próprios funcionários e melhorar o atendimento prestado aos consumidores. Hoje temos cerca de 13 mil ligações, e com esses novos equipamentos, o trabalho que antes era feito em 30 dias, agora é realizado em no máximo 18 dias”, explicou o presidente do Saaesp, Sérgio Patrício.
Para o sistema de coleta de leituras e impressão simultânea, os leituristas foram capacitados para usarem o Palm Tops (sartphones). Assim que coletam os dados dos hidrômetros, com a impressora térmica, o boleto da conta do próximo mês já é impressa e entregue ao consumidor.
“Com essa tecnologia os custos do processo de leitura, impressão e entrega, são reduzidos drasticamente, já que não precisamos gastar com os serviços de postagem”.
Para o funcionário Josimar de Amorim Bezerra (50), que trabalha há 12 anos na autarquia, a modernidade realmente facilita o serviço. “Antes a gente passava de casa em casa para fazer a leitura, e depois tinha de retornar para entregar a conta. Hoje tudo é mais rápido, pois fazemos a leitura e já entregamos o boleto”, disse Bezerra, que junto com os colegas Aldo Furlan Neto (56) e Walter Pedroso Rufino (57), aprovou no novo sistema.
Com a novidade também é possível emitir contas vencidas, notificações e enviar mensagens institucionais aos consumidores. Segundo o presidente, além de possibilitar consultas imediatas sobre o consumo mensal e o valor da conta, os clientes poderão verificar qualquer alteração da média faturada.
“Além dos itens básicos, no verso da conta há um espaço para anotação de leitura e acompanhamento do consumo; e diversos informativos sobre os serviços prestados pelo Saaesp”, relatou Patrício.