Para Helinho, "governar é eleger prioridades"
Colocar a casa em ordem. Esta foi a missão durante esses 100 primeiros dias de administração do prefeito Helinho Zanatta (PPS). A falta de estrutura, de rotinas administrativas eficientes, e de recursos para execução de serviços essenciais à manutenção da cidade, tem consumido da atual administração muito tempo e energia.
Nesse período, a busca de parcerias com os governos Estadual e Federal já está trazendo resultados positivos. A Patrulha Rural do DER (Departamento de Estradas de Rodagem), que desde o inicio de março está com uma equipe recuperando as estradas rurais do município, é um bom exemplo.
A cidade também percebeu o novo modo de administrar observando a agilidade com que a prefeitura conseguiu contornar a grave erosão que atingiu a comunidade do bairro São Dimas.
No final da tarde da última sexta-feira, o prefeito Helinho Zanatta falou sobre seu governo e dos projetos futuros para o município.
Como está sendo administrar São Pedro?
Encontramos um quadro bastante complexo, com dificuldades administrativas e financeiras. A falta de um processo verdadeiramente democrático de transição acabou dificultando muito o inicio do nosso governo. Mas isso não nos assusta. Aos poucos estamos conseguindo colocar a casa em ordem e implementar nosso ritmo de trabalho. Com foco em uma gestão eficiente e eficaz, e com a cobrança permanente do cumprimento de metas e resultados, sinto que a Prefeitura está começando a entrar nos trilhos. Quero deixar claro que nessa caminhada, tenho contado com a importante parceria da nossa Câmara de Vereadores, dos servidores públicos e de toda a sociedade.
Quais foram as principais ações realizadas nesse período?
Governar é eleger prioridades. Quando assumi o governo, serviços essenciais, como a coleta de lixo e limpeza de praças, escolas e prédios públicos, estavam totalmente paralisados. Encontramos prédios públicos da Educação com sérios problemas estruturais e total falta de manutenção. Veículos e máquinas parados por falta de documentação e peças; muitos, sucateados. Além disso, a urgência na compra de materiais e medicamentos que estavam em falta para atender a população. Mas, com empenho de toda equipe, estamos superando esses problemas herdados do governo anterior.
E a saúde pública?
A saúde pública de São Pedro é um grande desafio. Temos sérios problemas estruturais, de rotina, de procedimentos e também de integração entre as unidades básicas e a Santa Casa. A situação financeira do hospital é bastante crítica. Além disso, embora tenha sido inaugurada no final do ano passado, encontramos a Unidade de Pronto Atendimento (Upa) com a obra inacabada, sem nenhum equipamento e sem nenhum recurso para terminar.
Porém, estamos encarando esse desafio. Tenho certeza que até o final deste ano, com investimentos em capacitação, equipamentos e infraestrutura, a saúde pública de São Pedro terá uma nova cara.
E a execução do seu plano de governo, como está?
Para governar é preciso parcerias fortes e sólidas. Junto aos governos Estadual e Federal, e com apoio dos nossos deputados, já temos cadastradas emendas e a inclusão do município em programas que permitirão a vinda de recursos para diversas obras, como de infraestrutura para potencializar no turismo da cidade, construção de creches, reformas de escolas, pavimentação asfáltica, galerias de água.
Além disso, buscamos apoio para melhorar nossa captação, distribuição e armazenamento de água, para construção de novas praças para pratica de esportes e lazer. Este caminho, de buscar recursos, eu conheço muito bem. E essas verbas serão fundamentais para o desenvolvimento e qualidade de vida de nossa população.
E a atração de novos investimentos para nossa cidade?
Não se desenvolve uma cidade sem vias modernas e seguras de acesso. Estivemos no DER na semana passada e, no último sábado, já foi publicado o edital para duplicação da rodovia Geraldo de Barros (SP – 304). Uma obra de R$ 60 milhões de reais. Trata-se de uma obra essencial para nossa competitividade na atração de novas empresas para São Pedro; além de garantir a segurança aos seus usuários e nossos turistas.
Junto com essas conquistas, estamos trabalhando na implantação de um distrito industrial viável e conversando com empresas não poluentes que sejam geradoras de emprego e renda para o município. Este é o caminho.
Qual é sua mensagem para população?
Inicialmente de agradecimento pelo apoio e compreensão. A situação em que encontrei a prefeitura é crítica, mas com trabalho, paciência e determinação, venceremos juntos, todos os obstáculos. Meus compromissos com a população de São Pedro serão cumpridos um a um ao longo desses próximos quatro anos. Tenham certeza disso.