O alerta contra à dengue também foi dado pelas crianças do município de São Pedro. Com 39 casos positivos da doença, professores, diretores, supervisores e, principalmente, os alunos atendidos pela Secretaria Municipal de Educação, mostraram que realmente estão preocupados e querem mudar essa situação.
Durante a Semana da Dengue, crianças de toda rede municipal realizaram diversas atividades para conscientizar os colegas, os pais e toda população sobre os riscos da doença.
Por meio de jograis, músicas, versos, poesias, desenhos, artesanatos e até arrastões pelos bairros ao redor das unidades, os pequenos mandaram o recado e deixaram claro que o mosquito é perigoso.
Na Escola Municipal do Ensino Infantil Joaquim Norberto de Toledo, no período da manhã, professores e alunos se reuniram no refeitório para apresentar todo trabalho feito na sala de aula. Além da presença da secretária de Educação, Rosely Arrojo, o vice-prefeito, Thiago Silva, e a secretária de Turismo, Clarissa Quiararia, também assistiram as apresentações.
“Criança, criancinha, vamos todos nos cuidar. Vamos tomar cuidado para dengue não pegar”, recitou um grupo. E a aula de cidadania não parou por aí: “A dengue é uma doença que pode matar!”, “Combater a dengue é nossa missão”, “Contamos com a população para essa missão”, alertaram os alunos do 1º ao 4º ano.
AÇÕES. Além de carro de som, atividades nas escolas, faixas, cartazes e a distribuição de 20 mil folhetos com orientações ao combate do mosquito transmissor, equipes de agente de vetores realizam os bloqueios nas residências onde há pacientes com a doença ou suspeitos.
Nos próximos dias, a Saúde realizará a atomização com o inseticida malathion. Bairros como o Horto Florestal, São Tomé, Dorothéa, São Dimas, Mariluz, Recanto das Águas, Santa Cruz, Portal das Flores, Colinas e algumas localidades da área central terão o trabalho intensificado. Os moradores serão informados e orientados sobre as ações.