No último dia 16, na Casa da Agricultura de São Pedro, representantes do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural de São Pedro (CMDR) se reuniram para debater políticas públicas e projetos que envolvem o setor agropecuário de todo o município. No encontro, foi anunciada a verba estadual de R$ 350 mil para recuperação de alguns trechos das estradas rurais do Alto da Serra.
Presidida pelo engenheiro agrônomo responsável pela Casa da Agricultura, Leandro Biral, o encontro contou com representantes do Sindicato de Trabalhadores Rurais, da Cooperativa dos Produtores Agropecuários Municipais de São Pedro (Coopamsp) e da Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (CATI) - órgão da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Governo do Estado de São Paulo. O coordenador de Obras e Serviços Urbanos, Caio Piedade, e o vereador Albino Antunes (Índio) também participaram.
Além da discussão em torno do desenvolvimento do Programa de Microbacias no município, que, inclusive, deve auxiliar os associados da Coopamsp na ampliação e melhoria de suas instalações, o engenheiro destacou que o principal assunto da reunião foi a escolha dos trechos das estradas rurais que devem ser estudadas para elaboração de um projeto de recuperação.
“Através de um convênio com a Prefeitura, a Secretaria da Agricultura do Estado irá disponibilizar para São Pedro cerca de R$ 350 mil para recuperação de trechos de estradas rurais”, anunciou Leandro Biral.
Com a proposta de melhorar o acesso e transporte dos agricultores que residem no Alto da Serra, os pontos escolhidos foram definidos de forma bastante democrática entre os participantes do encontro. “Foram selecionados dois trechos, que receberão os técnicos que farão o levantamento detalhado da estrada e depois a apresentação do projeto”.
Representantes da Colônia de Pescadores da cidade de Barra Bonita também estiveram no evento para contar suas experiências com os projetos da colônia e ressaltar o interesse em montar uma filial em São Pedro para auxiliar os pescadores da região. No final da programação, um café da tarde foi servido para incrementar a integração entre os produtores rurais.