Cerca de 300 ciclistas de todo pais devem se reunir na estância de São Pedro nesse domingo, 18, para disputar as provas do Granfondo do Brasil de Ciclismo - Inverno 2013. Considerado um dos principais eventos do calendário da Federação Paulista de Ciclismo (FPC), a corrida que acontece pela segunda vez na cidade conta com apoio do Governo do Estado de São Paulo e da Prefeitura de São Pedro. A largada será às 8h30, na Praça da Matriz, e segue para o alto da Serra. Os kites serão entregues no sábado, 17, das 13 às 20 horas, na Pousada e Restaurante Casarão da Furna.
De acordo com o diretor técnico da Federação, Gilson Alvaristo, além de contar com o apoio da Prefeitura, Polícia Militar e Guarda Municipal para logística, segurança e serviços de pronto-atendimento durante o evento, vários fatores foram decisivos para que a federação voltasse a sediar o evento no município.
“São Pedro tem uma serra com vias e paisagens maravilhosas para atrairmos atletas de todo Brasil. Além do mais, como a maioria dos participantes vem com a família, era fundamental que escolhêssemos uma cidade com essa rede hoteleira”, disse Alvaristo, que também agradeceu o apoio do coordenador de Esportes e Lazer, Claudinei Arruda.
Sobre a corrida de 100 km de percurso, o diretor explicou que os participantes estarão divididos em 21 categorias, por idade. Entre 18 e acima de 60 anos, os atletas considerados da elite ganham destaque no Gran Elite Classe Pro. Além de medalhas de participação para todos os inscritos, a premiação em dinheiro será feita aos cinco primeiros colocados nas categorias masculino e feminino.
“Quem tiver a oportunidade de acompanhar as corridas poderá assistir centenas de ciclistas percorrendo estradas vicinais, passando sítios e por trechos dos municípios de São Pedro, Itirapina e Brotas”, detalhou, ao ressaltar que a chegada será no portal da Serra e a premiação na Praça Matriz.
A organização destaca que não haverá caravana de veículos. Os participantes terão dois pontos de apoio de hidratação e alimentação, nos quilômetros 42 e 86. Como o início da prova é de subida forte, é aconselhável uma revisão geral nas bicicletas que utilizem uma opção de relação (pinhão /coroa) de marcha leve para enfrentar os sete quilômetros iniciais. É fundamental que todos estejam com o kit de reparo para a bike. Mais informações no www.fpciclismo.org.br