Neste sábado, 25, a Secretaria de Saúde e Desenvolvimento Social de São Pedro e o Hemonúcleo de Piracicaba realizam a primeira campanha de doação de sangue de 2014. Com o objetivo de aumentar o estoque, das 8 às 12 horas, na Unidade Mista e Integrada de Saúde (Umis), equipes da Vigilância Epidemiológica (VE) pretendem atender cerca de 120 pessoas. No ano passado, com três campanhas, a cidade arrecadou 250 bolsas de sangue.
Para secretária de Saúde e Desenvolvimento Social, Miriam de Souza Silva, a participação dos moradores é muito importante para o abastecimento do banco de sangue. “A colaboração da comunidade sãopedrense é fundamental. Qualquer paciente da nossa cidade que precisa de transfusão de sangue é atendido pelo Hemonúcleo de Piracicaba”, declarou Miriam.
Para participar o doador precisa estar em boas condições de saúde, ter entre 18 a 60 anos, não estar em jejum e evitar alimentos gordurosos antes da doação. Tem que pesar no mínimo 50 quilos, estar descansado e ter repousado pelo menos 6 horas na noite anterior, e apresentar documento original com foto. Além disso, é recomendado não ingerir bebida alcoólica no dia anterior e evitar fumar pelo menos 2 horas antes da doação.
Não pode participar da campanha quem teve diagnóstico de Hepatite após os 10 anos de idade, mulheres grávidas ou que esteja amamentando, portadores de doenças crônicas (como diabéticos em tratamento, problemas cardíacos graves, epilepsia), pessoas que estão expostas às doenças transmissíveis pelo sangue, como AIDS, Hepatite, Sífilis e Doença de Chagas, usuários de drogas, aqueles que tiveram relacionamento sexual com múltiplos parceiros nos últimos 12 meses, e quem realizou exames endoscópicos nos últimos seis meses.
SERVIÇO. A Unidade Mista e Integrada de Saúde (Umis) fica na rua Odila Vaio, 648, bairro Recanto das Águas. Mais informações pelos telefones (19) 3481-4076 ou 3483-3460.