A Prefeitura de São Pedro recebeu um novo caminhão coletor e compactador de lixo. Por meio Fundo Estadual de Prevenção e Controle da Poluição (Fecop), o veículo de R$ 194 mil, modelo Iveco Vertis 130/V19, é fruto de um convênio assinado em setembro do passado pelo prefeito Helinho Zanatta e o governador Geraldo Alckmin, na Secretaria do Meio Ambiente do Estado. Para renovar a frota, o Executivo já está com outros convênios firmados para aquisição de mais dois caminhões.
“Além de renovar a frota para oferecer um serviço mais eficiente para população, temos que garantir a segurança dos funcionários que trabalham com os veículos”, disse Helinho Zanatta, ao frisar que o município contava com apenas quatro caminhões. “Temos um de 1986 e o mais novo de 2006. A vida útil de um veículo para essa finalidade é de praticamente cinco anos”.
Para coletar a média de 25 toneladas de resíduos por dia, a Secretaria de Obras e Serviços Públicos possuiu quatro equipes de trabalho – um motorista e três garis cada. Diariamente, das 5 às 14 horas, os funcionários realizam escalas para atender tanto a zona urbana quanto a zona rural da cidade.
“Nas segundas-feiras, por conta da vinda do pessoal de chácara e turistas no fim de semana, a quantidade de lixo praticamente dobra. Os caminhões chegam dar duas viagens cada um para o aterro sanitário, somando até 55 toneladas no dia”, informou o coordenador de Serviços Urbanos, Luiz Pedro de Godoi.
Com previsão de ser emplacado no início da próxima semana, o novo caminhão ficará exposto neste sábado, das 8 às 12 horas, no Espaço do Produtor Rural, no bairro Santa Cruz. No domingo, durante todo dia, o veículo estará na Praça Matriz, no centro da cidade.