Previsão para Segunda-feira
02 MAI 2014
Operação Combate à Dengue acontece no dia 3 de maio
  A Prefeitura Municipal de São Pedro, por meio da Vigilância Epidemiológica e em parceria com o Tiro de Guerra realiza no sábado, dia 3 de maio, a Operação Combate à Dengue. As equipes estarão nos bairros Recanto das Águas,  Jardim São Pedro, São Judas, Cassio Paschoal Padovani e Vila Pindanga, das 7h às 13h para recolher materiais que podem se transformar em criadouros da doença e verificar a existência de focos do mosquito. Os moradores devem deixar os materiais que vão ser descartados na calçada. Para evitar a proliferação da dengue, doença transmitida por meio da picada da fêmea do mosquito Aedes aegypti  infectada com o vírus da doença, é preciso eliminar os locais com acúmulo de água,  propícios para a reprodução do mosquito. Gislene Nicolau dos Santos,  enfermeira responsável pela Vigilância Epidemiológica, disse que as ações representam um reforço nas ações realizadas diariamente no combate à dengue. “O objetivo principal é eliminar os focos” , disse, ressaltando que o trabalho de nebulização é feito diariamente e de acordo com as notificações que identificam os bairros em que há maior número de casos. SINTOMAS - No corpo humano, os sinais da dengue só começam a surgir após o período de incubação, que pode durar de 3 a 15 dias. Os principais sintomas da doença são febre, dor de cabeça, dor atrás dos olhos, dores no corpo e manchas pelo corpo. Já na forma hemorrágica, além dos sintomas citados, o paciente pode ter sangramentos, e em alguns casos,  choque e morte. Em caso de suspeita de dengue, o  serviço de saúde mais próximo deve ser procurado imediatamente. Vale ressaltar que não existe transmissão por meio de contato direto de um doente com uma pessoa sadia. O vírus também não é transmitido pela água ou alimentos. Ao ser diagnosticado, além da medicação prescrita pelo médico o paciente passa por um processo de reidratação. O tratamento é de suporte, ou seja, alívio de sintomas, reposição de líquidos e manutenção sanguínea. Algumas medidas são fundamentais:
  • Mantenha a caixa d’água sempre fechada;
  • Encha os pratinhos de vasos de plantas com areia até a borda;
  • Guarde garrafas sempre com a boca para baixo;
  • Remova galhos, folhas e tudo o que possa impedir a água correr pela calha;
  • Guarde pneus em locais cobertos e abrigados da chuva;
  • Coloque o lixo em sacos plásticos e mantenha a lixeira bem fechada;
  • Mantenha piscinas sempre limpas e cloradas;

Endereço: Rua Valentim Amaral, 748, Centro | CEP: 13520-033
Das 08h00 às 17h00