Com o tema Afaste o Perigo da Dengue Eliminando os Criadouros do Mosquito, alunos da rede municipal de ensino de São Pedro realizaram diversas atividades durante a Semana Estadual de Mobilização contra Dengue, entre os dias 24 a 28 de março.
Com incentivo da equipe de Controle de Endemias, da Secretaria de Saúde e Desenvolvimento Social, a campanha enfatiza a divulgação dos sinais e sintoma da doença, e também a eliminação de criadouros do mosquito transmissor, o Aedes Aegypti.
Com a distribuição de aproximadamente cinco mil folhetos explicativos em várias unidades, os alunos aprenderam a forma de reprodução do mosquito e quais as maneiras de evitar e eliminar os possíveis criadouros.
O temafoi até lição de casa para turma do 3º ano do ensino infantil da escola Professor Joaquim Norberto de Toledo. “Hoje eu tenho que estudar sobre a dengue. Quais os sintomas da doença e como evitar que o mosquito entre em nossa casa”, explicou Marina Oliveira da Silva, de 8 anos.
De acordo com o veterinário responsável pelo Controle de Endemias, Matheus Murbach, neste ano, a Saúde teve 17 notificações de possíveis casos da doença.
“Até o momento foram três casos negativos, cinco positivos e nove aguardam resultado. Temos três casos concentrados no bairro Recanto das Águas”, disse Murbach, ao ressaltar que a equipe passou a semana fazendo bloqueios no local com os casos positivos.