Devem receber a dose crianças de 6 meses a 5 anos de idade
A Prefeitura de São Pedro, por meio da Secretaria de Saúde, promove uma campanha de vacinação de crianças entre 6 meses e 5 anos de idade contra a poliomielite e o sarampo a partir do próximo sábado, dia 8 de novembro, na Umis. Neste sábado e no dia 22, considerados dias “D” da campanha, a vacinação acontece das 8h às 16h. A imunização pode ser feita até o dia 28 de novembro. Nos dias de semana, o horário da vacinação é das 7h às 16h
De acordo com a Vigilância em Saúde, são esperadas 1.749 crianças para vacinação contra a poliomielite e 1.549 contra o sarampo. Para a vacinação, os responsáveis devem levar a carteira de vacinação da criança.
DOENÇAS - A poliomielite ou “paralisia infantil” é uma doença infecto-contagiosa viral aguda, que atinge em geral os membros inferiores, de forma assimétrica, tendo como principal característica a flacidez muscular. A transmissão da polio está associada a contato direto pelas vias fecal-oral, por objetos, alimentos e água contaminados com fezes de doentes ou de portadores do vírus, ou por meio de gotículas de secreção da orofaringe ao falar, tossir ou espirrar.
O sarampo é uma das principais causas de mortalidade entre crianças menores de cinco anos de idade, principalmente as desnutridas. O vírus causador da infecção provoca uma vasculite generalizada, responsável pelo aparecimento das diversas manifestações clínicas, inclusive pelas perdas consideráveis de eletrólitos e proteína, gerando um quadro característico da infecção.
RECOMENDAÇÕES – A falta ou a má higienização é principal causa de transmissão de doenças virais e infecto-contagiosas. Alimentos preparados sem os cuidados necessários podem facilitar a proliferação dos diferentes tipos de vírus. Para evitar tais contaminações, é importante lavar sempre as mãos, antes de preparar ou começar a se alimentar e de usar o banheiro. A criança deve ser desde pequena orientada com hábitos saudáveis de higiene, a beber água tratada e utilizar utensílios limpos para comer. Essas são ações diárias que diminuem a contaminação de diversas doenças.