A Coordenadoria de Esportes e Lazer realizou mais uma caminhada até a serra e o Parque Marcelo Golinelli no dia 30 de outubro. A professora Silvana Calciolari reuniu suas alunas em prol do Outubro Rosa, mês que celebra internacionalmente a prevenção do câncer de mama.
“Além de trabalhar o condicionamento físico, aproveitamos para incentivar esta ação tão importante que é a prevenção do câncer de mama. Temos muitas alunas acima dos 40, e é fundamental que todas entendam da importância desse exame”, disse a professora.
As alunas, que fizeram a caminhada com um laço rosa do lado esquerdo do peito, tomaram café da manhã oferecido pela coordenadoria ao chegarem ao parque. “Sabemos da importância e do incentivo às atividades físicas sempre. No que pudermos colaborar, iremos realizar outras ações”, destacou o coordenador da pasta, Claudinei Arruda, que aguardou as alunas no parque para recepcioná-las.
DOENÇA – Segundo o INCA (Instituto Nacional de Câncer), o câncer de mama é o mais comum entre as mulheres e o tipo mais frequente em todo o mundo, respondendo por 22% dos casos novos a cada ano. No Brasil, as taxas de mortalidade continuam altas, provavelmente pelo diagnóstico em estágios avançados da doença. Relativamente raro antes dos 35 anos, acima desta faixa a incidência cresce rapidamente. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), nas décadas de 60 e 70 registrou-se um aumento de 10 vezes nas taxas de incidência ajustadas por idade nos Registros de Câncer de Base populacional de diversos continentes. Em 2011, de acordo com dados divulgados pelo INCA, foram registrados no Brasil 13.345 mortes por câncer de mama, sendo 120 homens e 13.225 mulheres.