Um calendário estruturado com eventos de diversas características para atrair públicos com perfis e expectativas diferenciadas marcaram as atividades da Secretaria de Turismo, Cultura, Esportes e Lazer de São Pedro em 2014.
No Turismo, atividades como a programação especial de férias, com apresentações musicais, a reestruturação da Paixão de Cristo, apoio a festas tradicionais, a 13ª edição do Encontro de Motociclistas, o Carnaval – que teve recorde de público com 12 mil pessoas por noite – o Show de Bola na praça e o São Pedro Adventure, realizado em cinco finais de semana e com um número maior de modalidades são alguns dos destaques.
Outro ponto a ser destacado é a retomada da Festa Italiana após 10 anos. O público que participou da programação realizada em outubro foi estimado em 6.000 pessoas.
A secretaria também elaborou em 2014 um novo mapa turístico, institucional e bilíngue para orientar as atividades turísticas em São Pedro e realizou a introdução ao curso de turismo rural para incentivar a formatação de novos produtos turísticos.
Para a titular da pasta, Clarissa Quiararia, a elaboração do Plano Diretor de Turismo indica uma série de atividades que terão início no próximo ano, além de permitir maior possibilidade de estruturar o setor. “Queremos aprimorar cada vez mais eventos no nosso calendário com o objetivo de aumentar o fluxo de turistas”, disse.
Estão sendo avaliados novos projetos de reforma dos atrativos da Estância. Já estão prontas para entrar em licitação as reformas nos três portais de entrada da cidade e no Cristo do parque da serra. As obras começam no início do próximo ano. “2015 tende a ser muito promissor na área do turismo”, avalia a secretária, que também faz planos para intensificar a divulgação da estância nas principais feiras de turismo do país.
CULTURA - A realização do 1º Salãozinho e Humor de São Pedro, exposição paralela do Salão Internacional de Humor de Piracicaba - uma das maiores mostras de humor gráfico do mundo - reforma e renovação do acervo da Biblioteca Gustavo Teixeira, implantação do projeto Conta uma História pra mim, realização de exposições e oficinas do Coro municipal infantil, dança de salão, pintura, viola caipira, violão popular e da Orquestra Intermunicipal de Violões estão entres as principais atividades desenvolvidas pela Coordenadoria de Cultura em 2014.
Ao longo ao ano, 450 pessoas participaram das oficinas. Para a coordenadora de Cultura, Sandra Golinelli, a participação estimula novos projetos da coordenadoria que sempre busca oferecer atividades que despertem interesse de diferentes perfis e faixas etárias de público. Para o próximo ano, novas atividades estão sendo planejadas. Quem quiser participar de novas oficinas culturais (violão, viola, pintura, bordado, coro infantil, dança de salão e outras) é só ir até o museu e preencher a ficha de interesse para formação de novas turmas.
Outro destaque da pasta é o número de visitantes registrados pela Biblioteca Municipal Gustavo Teixeira. Até outubro, foram 5.429. Os livros emprestados somam 3.804 e o total de usuários da Biblioteca, 2.547.
Entre as exposições realizadas, destacam-se a que tratou sobre os 150 anos da Paróquia São Pedro e as que reuniram no Museu Gustavo Teixeira obras de alunos do curso de pintura, além dos trabalhos do 1º Salãozinho de Humor de São Pedro e a paralela do Salão Internacional de Humor com os trabalhos premiados nas últimas 40 edições do evento.
Esporte recebe mais de R$ 1 milhão para investimentos
O ano de 2014 marcou um novo ciclo no setor de esportes de São Pedro. Com investimento de mais de R$ 1 milhão, o Estádio Ferrúcio Feltrim – São Pedrão, o Ginásio Antônio Carlos Siloto Filho – o Bordadão, e Quadras e Campo do Complexo Esportivo Renato Teixeira da Silva – Mangueira serão reformados. Os recursos, que já estão sendo investidos desde 2013, também garantiram a instalação de oito academias ao ar livre, além de incentivo à prática de novas modalidades e competições.
“Foi um ano realmente de muitas realizações. Tivemos um aumento significativo de inscrições para aulas e competições, algo em torno dos 70%. Um avanço muito bom para o esporte de nossa cidade”, disse Claudinei Arruda, coordenador de Esportes e Lazer.
As reformas, que já estão com o projeto executivo pronto e aguardam liberação dos recursos, garantirão mais aulas e mais competições de qualidade. Campeonatos de voleibol, jiu-jitsu, skate e a nova modalidade de Futsal, que contou com competições de categorias Mirim, Infantil e Veteranos, além de equipes municipal Sub 10, Sub 12 e Sub 14, competem pela região e divulgam o nome de São Pedro.
Para 2015, além da melhoria em infraestrutura do setor, um projeto pioneiro será concretizado. Em busca de ampliar as modalidades e ao mesmo tempo colaborar com crianças e adolescentes em fase escolar, a Coordenadoria de Esportes e Lazer firmou parceria com a Ambient Skate Shop, responsável por competições de skate na cidade. Serão beneficiadas crianças de 6 a 15 anos, com escolinhas de arte, com a inclusão da modalidade de skate.
A Coordenadoria de Esportes e Lazer ainda oferece aulas de alongamento, aquafitness, hidroginástica, natação (infantil e adulto), biodança, atletismo, futebol de campo, vôlei e vôlei adaptado, Tai Chi Chuan, ginástica localizada, no parque e no Bordadão.