No maior projeto de iluminação pública já implantado em São Pedro, a Prefeitura e a CPFL preparam a instalação de mais de 3.700 braços de luz em 26 bairros. O programa Luz para São Pedro, que será apresentado na próxima quinta-feira, dia 18, às 19h, no Centro de Convivência da Terceira Idade, vai ampliar 66% o número de pontos de luz no município. Atualmente há 5.700 instalados.
O investimento é de R$ 2,2 milhões e a ação vai atender a bairros que terão grandes mudanças após a implantação dos braços de luz. Só no bairro Vertentes das Águas, por exemplo, serão implantados 423 braços de luz.
“Para fazer o planejamento dos pontos de instalação foram levados em conta pedidos feitos por moradores que residem em diferentes pontos da cidade e também trajetos como o do ônibus escolar e de outros serviços públicos”, disse o prefeito Helinho Zanatta.
O planejamento para instalação dos pontos de luz leva em conta não apenas as vias onde há casas, mas também os terrenos sem construção, o que estimula a criação de novos loteamentos ou a construção naqueles já existentes.
O contrato assinado entre a Prefeitura e a CPFL estabelece que a instalação de todos os braços de luz deve ser concluída pela empresa de energia até março. Todos os braços vão receber lâmpadas de 150 watts.
A instalação dos braços de luz não vai gerar custo adicional aos munícipes.
SEGURANÇA - O investimento em iluminação pública também é visto como reforço na segurança. Pesquisas relacionam a melhora na iluminação pública à percepção de segurança e diminuição dos índices de criminalidade. “A iluminação pública tem também papel fundamental na melhoria da qualidade de vida, do uso de espaços públicos à noite, na imagem na cidade e consequentemente na movimentação do comércio e do turismo”, destaca o prefeito.
Estudos que analisam características dos crimes referenciam a iluminação como grande aliada das cidades na luta contra a violência urbana e inibidora de atos de vandalismo, roubo e agressões.