O “Dia D” de vacinação contra o HPV acontece neste sábado, dia 11, em São Pedro. O objetivo da campanha é imunizar meninas que têm entre 9 e 11 anos e a aplicação acontece na Umis (Unidade Mista de Saúde), das 8h às 16h. Até o dia 17 de abril, a vacina também está disponível de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 16h, na Umis.
A vacina é utilizada na prevenção do câncer do colo do útero, doença cuja incidência tem aumentado nos últimos anos, de acordo com dados do Ministério da Saúde . Foram 4.091 óbitos em 2002 e 5.264, em 2012, aumento de 28,6% em 10 anos, de acordo com dados do Atlas de Mortalidade por Câncer no Brasil, publicação do Ministério da Saúde e do Instituto Nacional do Câncer (Inca).
O SUS (Sistema Único de Saúde) oferece a vacina quadrivalente, que protege de quatro subtipos do vírus HPV (6, 11, 16 e 18), com 98% de eficácia em quem segue corretamente o esquema vacinal.
Esta vacina é aplicada em mais de 50 países e tem sua segurança comprovada por entidades como a OMS e a União Europeia. Segundo o Ministério da Saúde, podem existir alguns efeitos adversos, como por exemplo, vermelhidão e dor no local da injeção, tontura. É recomendado que a menina fique sentada uns minutos depois da vacina, mas as reações relatadas estão mais ligadas ao emocional, também de acordo com levantamentos feitos pelo Ministério da Saúde.
A vacina é aplicada em três doses. A primeira deve ocorrer neste período de campanha, a segunda acontece seis meses após e a terceira, depois de 5 anos (60 meses) da primeira dose.