“Memórias de uma ausência”, exposição do artista plástico e restaurador italiano Marc Aghemio, é atração no Museu Gustavo Teixeira. A mostra, aberta na sexta-feira, dia 10, reúne fotos, pinturas e amostras de restaurações executadas pelo artista que já viveu na Itália, no Brasil e reside atualmente na França.
Aghemio deu início aos estudos sobre história da arte, pintura e restauração em 1976, em Paris, após morar 13 anos no Brasil. Bacharel em Belas Artes pela Universidade de Paris, teve aulas também em São Paulo com o mestre surrealista Walter Lewy. Polônia, Inglaterra, Estados Unidos, Bélgica, Itália e Suíça foram outros locais escolhidos para aperfeiçoar seus estudos. A partir dos anos 80, viajou para África, Ásia, Oriente Médio e vários países europeus.
Nas várias vezes que voltou ao Brasil, desenvolveu trabalhos inspirados sobretudo nas paisagens de Minas Gerais e da Mata Atlântica. Seus trabalhos foram expostos em diversas exposições pessoais e coletivas realizadas em países como Estados Unidos, Inglaterra, França, Bélgica, Suíça, Canadá, Brasil e Itália.
Na biografia do artista, sua arte é definida como aquela que retrata o que não é visto na natureza e que desvia os horizontes do óbvio.
A exposição organizada pela Coordenadoria de Cultura de São Pedro integra programação de mostras agendadas até o final do ano no Museu Gustavo Teixeira. “É um atrativo a mais para que as pessoas frequentem o Museu e possam admirar diferentes tipos de arte”, afirma a coordenadora de Cultura, Sandra Golinelli. Ela conta que até dezembro deste ano estão programadas exposições de artistas de variados estilos no Museu.
Na abertura da exposição “Memórias de uma ausência” haverá apresentação de Beto Nunes ao piano.
SERVIÇO – “Memórias de uma ausência”, com trabalhos do artista plástico e restaurador Marc Aghemio. Abertura no dia 10 de abril, às 20h, no Museu Gustavo Teixeira. A exposição pode ser vista de terça a sexta-feira das 9h às 17h e aos sábados, domingos e feriados das 9h às 13h. Entrada franca.