Os bairros Horto Florestal e São Tomé vão receber equipes da Vigilância Epidemiológica e do Tiro de Guerra neste sábado, das 8h às 12h, na Operação Combate à Dengue, realizada pela Prefeitura de São Pedro com o objetivo de eliminar focos e criadouros do Aedes aegypti, mosquito transmissor da doença.
É o terceiro arrastão realizado pela Prefeitura este ano. No primeiro, que atendeu os bairros Jardim São Pedro, Vila Pindanga, Recanto e São Judas, foram recolhidas 4,5 toneladas de materiais inservíveis que poderiam ser transformados em criadouros. O segundo, realizado nos bairros Theodoro Souza Barros e Bela São Pedro, tirou das casas mais 1,5 tonelada de material.
Os responsáveis pelas equipes pedem que os moradores deixem todo o material que precisa ser descartado – qualquer objeto que possa acumular água – em frente às residências.
Para evitar o surgimento de novos casos de dengue no município, desde o início do ano são realizadas diversas ações, como a distribuição de materiais informativos em pontos de grande circulação de pessoas, nebulização de escolas municipais, da UBS (Unidade Básica de Saúde) do São Dimas, da Umis (Unidade Mista de Saúde), da Biblioteca municipal, Cemitério e em alguns locais com maior incidência de casos, como os bairros Jardim São Pedro e Palu.
Os agentes de saúde do PSF (Programa Saúde da Família) Bela São Pedro também reforçaram nas visitas domiciliares os cuidados que devem ser adotados para evitar a proliferação do mosquito e a incidência da doença.
Quando há casos confirmados da doença, a equipe da Vigilância Epidemiológica faz bloqueios da casa da pessoa e na vizinhança. Os agentes vistoriam as casas, usam produtos que matam as larvas e orientam os moradores, sempre com o objetivo de impedir a criação de novos criadouros.
Para que o trabalho possa ser feito de forma eficiente, os agentes da Vigilância Epidemiológica pedem a colaboração de todos os munícipes, facilitando a entrada deles nas residências.
SINTOMAS – No corpo humano, os sinais da dengue só começam a surgir após o período de incubação, que pode durar de 3 a 15 dias. Os principais sintomas da doença são febre, dor de cabeça, dor atrás dos olhos, dores no corpo e manchas pelo corpo.
Já na forma hemorrágica, além dos sintomas citados, o paciente pode ter sangramentos, e em alguns casos, choque e morte. Em caso de suspeita de dengue, o serviço de saúde mais próximo deve ser procurado imediatamente.
Vale ressaltar que não existe transmissão por meio de contato direto de um doente com uma pessoa sadia. O vírus também não é transmitido pela água ou alimentos.
PREVENÇÃO – Para evitar a proliferação da dengue, é preciso adotar algumas medidas consideradas fundamentais, como manter a caixa d’água sempre fechada, encher pratinhos de vasos de plantas com areia até a borda, guardar garrafas sempre com a boca para baixo, remover galhos, folhas e tudo o que possa impedir a água correr pela calha, guardar pneus em locais cobertos e abrigados da chuva, colocar o lixo em sacos plásticos, manter a lixeira bem fechada e piscinas sempre limpas e cloradas.