Pacientes atendidos pelo setor de fonoaudiologia do CER (Centro Especializado em Reabilitação) Mario Milanesi tiveram uma atividade diferente na manhã da quarta-feira, 17 de abril. O local estava todo enfeitado com patinhas e cenouras para a alegria das crianças que seguiram as “pistas” até encontrarem o coelho que entregou lembranças gentilmente cedidas por Honório de Oliveira Mestre, que vai constantemente à unidade de saúde para levar a esposa que teve um AVC para atendimento. “As crianças sempre esperam alguma coisa e quis retribuir o tratamento que esta equipe maravilhosa proporciona aos pacientes”, disse.
A interação entre os atendidos é outro benefício buscado pela atividade, que promoveu encontro entre diversos pacientes, como Davi, de 3 anos, que há 2 frequenta o espaço. “Meu filho tem autismo e a evolução dele foi muito boa. Eu diria que 80%. Este tipo de atividade, ele adora”, conta a mãe, Simone Cardoso da Silveira.
A mistura de brincadeira com exercício também agradou Andreza França, mãe de Arthur, 7 anos, encaminhado pelo pediatra para tratar de uma pequena dificuldade na fala. “As brincadeiras atraem as crianças”, disse.
A fonoaudióloga Patricia Spedine já desenvolveu atividades semelhantes, sempre em busca de melhorias para os pacientes. Localizado ao lado da Umis, o CER oferece atendimento especializado em fisioterapia, terapia ocupacional, fonoaudiologia, eletroterapia, cinesioterapia, mecanoterapia, além de consultas, tudo voltado a pacientes do SUS (Sistema Único de Saúde).
Só na área de fonoaudiologia há aproximadamente 360 pacientes em atendimento, feitos após encaminhamento médico.