Já estão abertas as inscrições para a 73
a edição do tradicional "Concurso Gustavo Teixeira de Poesias". O regulamento foi publicado na edição desta terça-feira (5) do Diário Oficial do Município e está disponível no site da Prefeitura de São Pedro (www.saopedro.sp.gov.br).
As inscrições devem ser feitas exclusivamente de forma online, de 5 de julho a 21 de agosto de 2026 - tanto para o Concurso de Poesias Inéditas quanto para as modalidades de poesias declamadas.
Tradicional no município, o concurso tem como principal objetivo preservar a memória e a obra do poeta Gustavo Teixeira, além de incentivar a criação literária e valorizar a poesia como forma de expressão artística.
No “Concurso de Poesias Inéditas”, o tema é livre e os textos devem ser escritos em língua portuguesa, sem exigência de forma ou estrutura específica. Cada participante poderá inscrever apenas uma obra inédita.
A disputa é dividida em três categorias por faixa etária: de 6 a 10 anos, de 11 a 15 anos e a partir de 16 anos. A seleção será realizada em duas etapas, sendo uma fase eliminatória e a final, prevista para o dia 24 de setembro.
Já o “Concurso de Poesias Gustavianas” reúne três modalidades: Declamação de Poesias Gustavianas; Obra Inédita Audiovisual Inspirada em Poesias Gustavianas; e Representação da Poesia Gustaviana em “Outros Suportes Artísticos”, também organizada por faixa etária.
O processo seletivo seguirá duas fases: na primeira, a comissão julgadora selecionará até 10 participantes por categoria; na segunda, serão definidos 5 finalistas.
A final está marcada para o dia 23 de setembro.
Para participar, é necessário encaminhar a ficha de inscrição para o e-mail
cultura@saopedro.sp.gov.br.
O regulamento completo e a ficha também podem ser solicitados pelo mesmo endereço eletrônico ou via WhatsApp, pelo número (19) 3481-9205.
O regulamento está disponível no link abaixo:
REGULAMENTO INÉDITAS_2026