No último fim de semana, a 12ª Festa Italiana de São Pedro, uma das festas de rua mais aguardadas da cidade, atraiu mais de 5 mil pessoas ao novo espaço gastronômico da cidade, anexo ao Parque Maria Angélica.
Foi a estreia do espaço, que abrigou música, oficinas e, especialmente, culinária ítalo-brasileira, em pratos como antepastos, massas e doces, entre outros.
Para Ana Paula Stoco, proprietária da Stokita Macarrão Gourmet, esta foi a melhor festa italiana da história. “Foi a mais bonita, mais familiar e mais organizada que eu já vi. O novo espaço ficou maravilhoso, as pessoas elogiaram bastante”, disse.
O evento também foi comemorado do ponto de vista econômico. “Superou as expectativas. Tivemos de nos esforçar para dar conta. Nota dez”, falou Carmem Rota, dona da C&R Vinhos.
Outro a celebrar o recorde de vendas foi Murilo Augusto Pirola, proprietário da Manjê Pizza Artesanal. “Foi o dobro de público que imaginávamos, o maior evento que já fizemos. E olha que já trabalhei em festas nos municípios de Araraquara, Matão, São Carlos, Santa Bárbara, Rio Claro, Limeira e São Paulo”, disse Pirola.
Workshops
A programação contou ainda com oficinas gastronômicas e culturais. Na sexta-feira, 15, houve degustação de vinhos típicos e aula sobre as tradições das vinícolas italianas, técnicas de degustação e harmonização. Também uma oficina de bruschetta.
No sábado, 20, aconteceu uma imersão na cultura do vinho italiano, incluindo uma degustação guiada.
Domingo, 17, foi dia da Oficina Kids, com aprendizado lúdico e muita pizza doce. Depois, houve uma oficina para os adultos com a história da pizza napolitana e o preparo com degustação