A vacinação contra a gripe (Influenza) foi liberada para toda a população com idade a partir dos 6 meses. A medida segue orientação do Ministério da Saúde e acontece nas Unidades Básicas de Saúde Alpes das Águas, Bela São Pedro, Nova São Pedro, São Dimas, São Francisco, Dorothea e Umis de segunda a sexta-feira, das 8h às 15h.
O principal objetivo da medida é proteger a população contra sintomas graves e evitar óbitos, principalmente no período em que as doenças respiratórias costumam ter maior número de registros.
Não é preciso fazer agendamento. Basta levar um documento com foto, a carteira de vacinação e o cartão do SUS. Os grupos prioritários, como as crianças, idosos, gestantes e outros continuam com preferência na vacinação.
A imunização é a principal forma de prevenção contra a Influenza. Para evitar a doença e suas complicações, há outras recomendações como higienização frequente das mãos e objetos; manutenção do ambiente arejado; beber bastante água e manter-se hidratado; ter uma alimentação saudável e rica em frutas, verduras e legumes; manter o ambiente domiciliar limpo e livre de poeira, além de outros.
Produzida pelo Instituto Butantan, a vacina contra a gripe disponibilizada na rede pública de saúde contém as cepas do vírus influenza A/Victoria (H1N1), A/Croácia (H3N2) e B/Áustria (linhagem Victoria), que são os mais incidentes no Hemisfério Sul neste ano. Segundo o Ministério da Saúde, a dose consegue evitar entre 60% e 70% dos casos graves e óbitos.