Ir para o conteúdo

Município de São Pedro - SP e os cookies: nosso site usa cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar você concorda com a nossa Política de Cookies e Privacidade.
ACEITAR
PERSONALIZAR
Política de Cookies e Privacidade
Personalize as suas preferências de cookies.

Clique aqui e consulte nossas políticas.
Cookies necessários
Cookies de estatísticas
SALVAR
Previsão para Quinta-feira
27° 12°
Município de São Pedro - SP
Acompanhe-nos:
Rede Social Youtube
Rede Social Facebook
Rede Social Instagram
Notícias
FEV
20
20 FEV 2025
EDUCAÇÃO
235 visualizações
Capacidade de leitura de crianças do 2º ano da rede municipal de São Pedro aumenta 55% ao longo do ano letivo
receba notícias
Teste de fluência leitora avalia o desempenho individual dos alunos na leitura e compreensão de textos escritos, visando identificar possíveis lacunas no processo de alfabetização
A capacidade de leitura de crianças que estão no 2º ano do ensino fundamental da rede municipal de São Pedro aumentou significativamente entre o início e o final de 2024. O índice, uma importante avaliação de alfabetização, passou de 52% no início do ano letivo para 81% no final do ano letivo, crescimento de 55%.
A avaliação é feita pela plataforma CAEd (Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação), implementada na rede pública de todo o Estado de São Paulo com o apoio da Fundação Lemann, da Associação Bem Comum e da Natura.

Para a coordenadora pedagógica geral de Ensino Fundamental I da Secretaria Municipal de Educação de São Pedro, Flávia Shimura, a transformação do cenário é fruto de empenho, estratégias pedagógicas e dedicação dos professores, gestores, famílias e toda comunidade escolar.

“Ao final do ano letivo, os resultados foram notáveis: apenas 19% dos alunos ainda permaneciam na fase de pré-leitores, com uma redução expressiva no número daqueles nos níveis mais baixos (1 e 2), que caiu para 6%. O maior motivo de comemoração, no entanto, é o avanço na aprendizagem, com 81% dos alunos tornando-se leitores. Esses números demonstram o impacto positivo de ações educativas e do compromisso da Rede Municipal com a qualidade da alfabetização”, pontuou a coordenadora.

Para ela, a busca por práticas pedagógicas eficazes, o investimento em formação docente e o acompanhamento contínuo do desenvolvimento dos alunos foram determinantes para o resultado.

“Iniciamos, de forma colaborativa com os professores, a elaboração do plano de ação para 2025, com o objetivo de consolidar ainda mais a aprendizagem e recuperar o percentual de alunos que ainda não atingiram a fluência leitora esperada. Com planejamento, inovação e dedicação, seguimos firmes no propósito de garantir que todas as crianças tenham acesso a uma alfabetização de qualidade”, afirmou.

O teste de fluência leitora é feito para alunos do 2º ano com a utilização da plataforma do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação.

São consideradas leitoras fluentes as crianças que conseguem ler entre 45 e 60 palavras corretamente no decorrer de um minuto, entre 28 e 40 pseudopalavras (palavras inventadas ou sem significado) e atingem 97% de precisão na leitura de palavras existentes em um texto.

A Fluência Leitora avalia o desempenho individual dos alunos na leitura e compreensão de textos escritos, visando identificar possíveis lacunas no processo de alfabetização. A atividade prática permite verificar a capacidade dos estudantes no entendimento de palavras, pseudopalavras e textos adequados a sua etapa escolar, levando em consideração sua habilidade, fluidez e ritmo de leitura.

O índice observado em São Pedro é próximo da meta de 90% definida pelo Estado para 2026. O registro do município é também superior à média registrada no Estado, de 77%.
 
Seta
Versão do Sistema: 3.4.3 - 10/03/2025
Copyright Instar - 2006-2025. Todos os direitos reservados - Instar Tecnologia Instar Tecnologia