Gael Pereira
Em 2024, Gael Pereira Vieira foi o primeiro bebê a nascer em São Pedro. De parto normal e com 3,26 kg e 47,5 cm, ele veio ao mundo às 22 horas e 22 minutos do dia 1º de janeiro, na Maternidade do Hospital São Lucas (Santa Casa). Filho da auxiliar de cozinha, Josiane Pereira, 33, que encontrou em São Pedro a qualidade de vida que procurava para a família. “Aqui os serviços funcionam, não só o atendimento de urgência e emergência, mas também no pronto atendimento e na atenção básica”, elogiou a moradora do bairro Bela São Pedro.
Paulo Motta
Em 14 de março deste ano, o técnico agrícola Paulo Tangza Motta celebrou seu aniversário de 59 anos livre das noites mal dormidas e das dores de quadril que o angustiaram nos últimos seis anos. Uma semana antes, ele foi submetido a uma bem sucedida cirurgia de prótese total de quadril no Hospital Beneficente São Lucas, a Santa Casa de São Pedro. O procedimento envolveu a retirada do osso e da cartilagem lesionados e a substituição por componentes protéticos. A cabeça lesionada do fêmur da perna esquerda foi retirada e substituída por uma haste metálica, colocada no centro oco do osso. Segundo o médio Elpídio da Graça, trata-se da cirurgia ortopédica de maior complexidade já realizada no município de São Pedro, o que credencia o município a outros procedimentos cirúrgicos de igual ou maior dificuldade.
Isac Fischi
Em cerimônia realizada em 13 de junho, na Unicamp, premiou os alunos com melhor desempenho na maior competição científica do país. Entre eles, Isac de Campos Fischi, 13, da EMEB Gustavo Teixeira, de São Pedro. Ele conquistou duas medalhas na 18ª edição da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP): uma de bronze, na categoria nacional, e uma medalha de prata, na categoria regional. Com tal reconhecimento, Isac obteve, ainda, uma bolsa no Programa de Iniciação Científica, pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).
Nicolas Buzinaro
No início de 2024 também contamos a história de Nicolas Buzinaro, um jovem de 19 anos que, no ano anterior, caiu de motocicleta e sofreu um grave traumatismo craniano. Prontamente resgatado pela ambulância, o paciente foi conduzido à UPA de São Pedro, onde recebeu o primeiro atendimento do médico de plantão e da equipe de enfermagem. Com quadro estável, Nicolas foi prontamente encaminhado ao departamento de neurologia da Santa Casa de Piracicaba, onde passou cerca de 30 dias em como na Unidade de Terapia Intensiva. Após sair do coma e receber alta médica, o paciente retornou a São Pedro, onde, após acompanhamento na UPA, recebeu alta médica. “Meu filho não teria resistido sem o rápido atendimento na UPA, por isso sou grata a toda a equipe médica e, em especial, ao doutor João Ivo”, acrescentou a mãe de Nicolas, Juliana Cristina Gonçalves da Silva.
Valéria Dante
Um dos pioneiros na área de tecnologia de informação no município de São Pedro é uma mulher. No último 28 de outubro, Dia do Servidor Público, contamos a história da analista de sistemas, Valéria Salete Dante, que, em 2024, completou 42 anos de Prefeitura de São Pedro, onde teve papel decisivo na implantação dos sistemas de processamento de dados. Ela ingressou aos 20 anos de idade em um setor que era ocupado quase que exclusivamente por homens, no início dos anos 1980. “Temos o poder de transformar vidas, proporcionando serviços públicos de qualidade e contribuindo para o desenvolvimento das pessoas, da nossa cidade e do nosso país”, diz a são-pedrense, que já trabalhou em 11 mandatos de sete prefeitos diferentes do município.
Ana Maria Bertochi
Em uma palestra do Outubro Rosa, promovida neste ano nas UBSs Santo Antônio e Dorothea para dezenas de mulheres, a empresária Ana Maria Bertochi trouxe um emocionante testemunha de vida, no qual relatou um pouco de sua sofrida trajetória. Meses após perder o pai, em 2019, veio o diagnóstico de 15 tumores nas mamas e axilas, e, 15 dias antes da cirurgia, a notícia do falecimento da mãe. Na ocasião, a empresária destacou a importância do autoexame. “Hoje, graças a Deus, estou curada, mas fazendo acompanhamento periódico. Se eu tivesse tomado todas as medidas de precaução logo no início, provavelmente meu caso não teria sido tão grave”, alertou ela.
Willyane Souza Alves
A tarde de 18 de outubro foi inesquecível para Alexandro Fonseca, Rebeka Fernanda Fonseca e Willyane Souza Alves. Eles foram os primeiros a assinar o contrato de financiamento da Caixa Econômica Federal para um imóvel no Residencial Monte Verde, empreendimento da Construtora Ecovita que vai ter 1.000 casas construídas pelo Programa Minha Casa Minha Vida, do governo federal. “Nunca imaginei que seria a primeira a assinar o contrato. É um momento muito feliz”, diz Rebeka.
Dr. Benedito Farhat
O dia 18 outubro também foi dia de celebrar o Dia do Médico. E, em nome de toda a categoria, prestar uma homenagem ao são-pedrense e clínico geral, Benedito Farhat. Ele é um desses vocacionados que, em seus mais de 30 anos de medicina e atuação na rede pública de saúde, fazem a diferença na vida de milhares de pessoas, levando, cotidianamente, saúde e esperança a elas. “Em São Paulo há mais oportunidades, é verdade, mas voltei para cá por amor a São Pedro, para estar perto dos meus pais e filhos e pela qualidade de vida que temos aqui, que é uma das melhores que existem”, diz o médico.
Joana D´Arc
Joana D´Arc Nunes Messias Belline, 62, é uma daquelas professoras que inspiram e ensinam dentro e fora da sala de aula. A atual coordenadora da EMEB “Prefeito João Baltieri” é um exemplo vivo de que, na vida, nunca é tarde demais para ir em busca dos sonhos. Desde 17 anos nutria o sonho de lecionar, sonho que, por uma sucessão de acontecimentos, só conseguiu realizar 40 anos depois, no município de São Pedro.
No último dia 15 de novembro, em que se celebra o Dia do Professor, deixou uma mensagem aos cerca de 400 professores que trabalham nas 23 escolas públicas da rede municipal: “O professor tem a responsabilidade de levar conhecimento e aprendizado para as crianças de forma leve e lúdica, que toque o coração e desperte neles o gosto pelo estudo”.
Mylton Tomazini
Para celebrar os 45 anos de São Pedro como Estância Turística, o prefeito Thiago Silva prestou homenagem a Mylton João Tomazini, proprietário do Hotel Fonte Colina Verde. O empresário recebeu uma reprodução do primeiro alvará expedido pela Prefeitura de São Pedro à organização hoteleira Fonte Colina Verde, em 11 de dezembro de 1978. “Foi um dia histórico. Recebo esta homenagem com muita honra neste momento que São Pedro vive uma situação privilegiada no contexto nacional, administrada por uma pessoa idônea, capaz e dedicada como o prefeito Thiago Silva”, disse Tomazini.