Foram formadas 20 equipes que participaram da competição realizada no dia 1º
Instrutor do PROERD (Programa Educacional de Resistência às Drogas) na região, o cabo Ewerton Oliveira Silva queria desenvolver um projeto que estimulasse as crianças e adolescentes a deixarem as telas de lado e resgatasse brincadeiras tradicionais, com incentivo à interação e prática de atividade física. Inspirado na própria infância, ele propôs a criação de um campeonato regional de tacobol.
A ideia foi bem recebida e foram formadas 20 equipes representando escolas de ensino Fundamental da Rede Municipal de Educação, mais a Escola Estadual José Abílio de Paula, que se enfrentaram durante na última sexta-feira, 1, pelo 1° campeonato de Tacobol do 10º BPMI-3 ªCIA PM, realizado após parceria entre Secretaria Municipal de Educação, Coordenadoria de Esportes e Lazer e Polícia Militar do Estado de São Paulo.
O torneio foi disputado em sistema eliminatório, de oitavas de final até a final. Cada escola podia ter até duas equipes representantes, formadas por 3 alunos cada. Chegaram às semifinais as EMEBS, Abdala Rahal Farhat Neto, Guido Dante, Gustavo Teixeira e Maria de Fátima do Amaral. Foram premiados os três primeiros lugares, sagrando-se campeã a EMEB Guido Dante. As quatro escolas semifinalistas vão representar São Pedro em um campeonato regional de Taco, que será realizado em São Pedro.
Segundo Silva, muitos dos alunos não tinham o contato com essa brincadeira, mas os professores de Educação Física se mobilizaram para ensinar as regras e praticar.
"Sou instrutor de PROERD aqui na região e pensei em algum projeto para poder tirar as crianças da frente da tela do celular e computador. Lembrei da minha própria infância, quando eu jogava taco. Pensei em fazer uma brincadeira divertida com as crianças e ocupar o tempo deles com isso. Propus às Secretarias de Educação e Esporte de cada município e a maioria aceitou. Esse projeto foi realizado também em Santa Maria da Serra e Charqueada.", contou o Cabo Oliveira.
Ainda de acordo com Oliveira, foi perceptível a aceitação e entusiasmo das crianças. "Hoje a gente já consegue perceber que tem crianças brincando sem ser nas aulas. O objetivo principal foi fazer eles aprenderem a brincadeira e jogar depois do campeonato, na rua deles, no clube, na vizinhança e até mesmo no dia a dia."
O campeonato Regional tem data ainda a ser definida, e englobará as cidades participantes da iniciativa, Charqueada, Santa Maria e São Pedro.
Fotos: Lucas Almeida