Visitas são fruto de parceria entre Secretaria Municipal de Educação e a Coordenadoria de Meio Ambiente e acontecem há cerca de 2 anos
Para desenvolver e ampliar o conhecimento ecológico das crianças, contemplando também competências previstas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a Secretaria de Educação e a Coordenadoria de Meio Ambiente organizaram visitas guiadas dos estudantes da Educação Infantil ao CEA (Centro de Educação Ambiental), localizado no Parque Ecológico Ernesto Baltieri.
As visitas guiadas tiveram início nesse mês de outubro e devem ocorrer durante todo o 4° bimestre, abrangendo todos os alunos de pré-escola. O Centro conta com quatro estações: "Cidades Sustentáveis", "Solos", "Saneamento" e "Floresta". As estações apresentam diversos ambientes, como a casa sustentável, jardim sensorial, horta orgânica, composteira, entre outros.
De acordo com coordenadora pedagógica de Educação Infantil, Karina Leme Gonçalves, a educação Ambiental na Educação Infantil ajuda a ampliar o conhecimento ecológico das crianças.
"Esse conhecimento vivenciado em um ambiente propício, onde a criança tem o contato com a natureza, por meio de uma mentoria feita em parceria com a Secretaria de Educação e Coordenadoria de Meio Ambiente oferece diversos estímulos que permitem às crianças explorarem e conhecerem o mundo ao seu redor, utilizando diversas habilidades importantes, como a criatividade, a curiosidade, a atenção, a percepção, o pensamento, entre outras funções cognitivas," disse.