Espetáculo que acontece no sábado, 12, convida o público a celebrar a memória do circo brasileiro; evento acontece pelo Circuito CultSP, e comemora o Dia da Criança
A Cia dos Tortos realiza uma apresentação especial e gratuita do espetáculo 'Quem Não tem Lona Pede Carona', inspirado em memórias e depoimentos de experientes artistas circenses que construíram suas trajetórias se apresentando nas lonas e picadeiros dos circos brasileiros. A programação acontece neste sábado, 12, às 11h, no Parque Ernesto Baltieri.
A programação faz parte do Circuito Cult SP, realizado pela APAA (Associação Paulista dos Amigos da Arte e Governo do Estado de São Paulo).
O espetáculo 'Quem Não Tem Lona Pede Carona' desafia o tempo e conta a história de Sizu e Palhita, dois artistas que ao longo de sua jornada diante do envelhecer, revivem memórias de suas vidas no circo. Rindo das confusões e palhaçadas, eles demonstram a importância do amor e do cuidado um com o outro, mas também a sintonia e a conexão criada no passado com aquelas pessoas que os assistiam.
Partindo das memórias de artistas que hoje já se encontram com mais de 60 anos e com inspiração no documentário “Circo Paraki” (2011), que dá voz a figuras circenses pouco valorizadas na história ao longo das transformações do circo no Brasil, a Cia dos Tortos convida a população, especialmente pessoas idosas, para uma imersão em suas próprias lembranças e memórias com o circo.
“O que propomos é olhar para um grupo de pessoas que tem contribuições sociais e artísticas para todas as gerações. Colocar as pessoas idosas e suas histórias em evidência é exaltar o seu valor e proporcionar momentos de interação e participação na comunidade. A Cia dos Tortos quer contribuir na construção de uma coletividade mais alegre, reflexiva e com mais equidade, lembrando sempre às pessoas que rir é um ato de união e resistência”, afirma Paloma Natácia, que forma a dupla com Pedro Fontana, ambos formados em Artes Cênicas na Universidade Estadual de Londrina.
“Poematizamos esse encontro que acreditamos contribuir no processo coletivo do cuidado e valorização da nossa sociedade mais experiente, combatendo a discriminação de pessoas idosas, muitas vezes vistas como disfuncionais, com momentos de celebração, alegria e reconhecimento” complementa Fontana.
Ficha técnica: Direção: Pedro Fontana. Roteiro: Cia dos Tortos. Produção: Moinho de Vento Produções. Atuação: Paloma Natácia e Pedro Fontana. Composição sonora: Anthony Brito. Inspiração musical: “Circo de Asas” – Letra e composição de Junio Santos. Figurino: Laura Alves (Clã das Cores) e Madame Viu. Cenografia: Clã das Cores e Cia dos Tortos. Assessoria de Imprensa: Luciana Gandelini. Fotografia: Ricardo Avellar. Operação de som: Fernanda Meneghetti.
SERVIÇO - “Quem Não Tem Lona Pede Carona”
Sinopse: uma apresentação inspirada em depoimentos de grandes artistas da história do circo. Palhita e Sizu, já de cabelos brancos, contam suas lembranças de quando a Família Tortonni montou seu circo cheio de atrações fantásticas, mas devido um triste acontecimento todo mundo foi embora deixando apenas uma palhaça e um palhaço para realizar todo o show! A magia do picadeiro faz essa dupla voltar no tempo e mostrar como era se desdobrar para oferecer muita alegria e diversão. Números de acrobacia, equilíbrio, contorcionismo, adestramento de animais, disparo de canhão, são realizados por esse par cheio de graça. Hoje tem espetáculo? Tem sim, senhoras e senhores!
Duração: 55 minutos
Data: 12 de outubro (sábado)
Horário: 11h
Local: Parque Ecológico Ernesto Baltieri
Classificação Livre - Grátis