Previsão para Domingo
09 FEV 2024
Prefeitura de São Pedro vai distribuir mais de 5.000 kits de material escolar
Foto Noticia Principal Grande
Secretária de Educação Samanta Bontorim, diretor da Emeb Joaquim Norberto de Toledo, Paulo Tarso, professora do 1º ano A, Juliana Madasqui e os alunos Rafael, Calebe, Lorena e Matheus
Todos os alunos da rede municipal de Educação de São Pedro vão receber os materiais
Até a próxima semana, a Prefeitura de São Pedro, via Secretaria de Educação, vai distribuir mais de 5.000 kits de material escolar para alunos que iniciaram as aulas no dia 1º de fevereiro.

A caixa de material destinada a cada aluno da creche é composta por 1 caderno de desenho,  tubo de cola branca, giz de cera de 12 cores, massa para modelar, guache, pincéis, pasta com elástico, agenda escolar infantil e mochila.

Já os da pré-escola estão recebendo caderno de desenho, apontador com depósito, borracha branca, canetinha hidrográfica de 12 cores, tubo de cola branca, estojo, giz de cera de 12 cores, lápis de cor de 12 cores, lápis grafite, massa para modelar, pincéis, tesoura sem ponta, pasta com elástico, guache,  agenda escolar infantil e mochila.

Para os alunos do ensino fundamental 1, do 1º ao 5º ano,o kit é formado por 6 cadernos de 80 folhas cada, 1 caderno de desenho de 96 folhas, 1 régua de 30 cm, 1 caixa de lápis de cor, 8 lápis grafite, 4 canetas esferográficas, 1 apontador com depósito, 2 borrachas brancas, 1 tubo de cola, 1 caixa de 12 cores de giz de cera, 1 caixa de 12 cores de guache, 2 pincéis, 1 estojo escolar duplo, 1 pasta com elástico, 1 tesoura sem ponta, 1 marca texto e 1 agenda escolar.

Os estudantes do fundamental 2, do 6º ao 9º ano, recebem 6 cadernos universitários de 96 folhas cada; 1 caderno de desenho, 1 régua de 30 cm, 1 caixa de lápis de cor, 6 lápis grafite, 8 canetas esferográficas, 1 apontador com depósito, 2 borrachas brancas, 1 tubo de cola, 1 tesoura sem ponta, 1 estojo escolar duplo, 1 pasta com elástico, 1 marca-texto, 2 pincéis e 1 agenda escolar.

“São materiais de qualidade que atendem as necessidades dos alunos e complementam todas as medidas tomadas em busca de excelência na educação”, destacou a secretária de Educação, Samanta Bontorim.

MAIS VAGAS – O retorno às aulas na rede municipal de ensino representa um aumento significativo no número de matrículas. Só na “caçula” da rede, a Emeb “Professor Marcelo de Jesus Santos”, no bairro Nova São Pedro II, foram 300 matriculados, do berçário à pré-escola.

O prédio da creche escola, de 1.500 m2, foi construído numa área de 4.336 m2 e dispõe de uma ampla infraestrutura com 15 salas de aula, brinquedoteca, sala de atividades, playground, parque com grama sintética, fraldário, espaço para amamentação, área para atendimento médico, refeitório, copa, refeitório, cozinha, despensa, lavanderia, almoxarifado, vestiário masculino e feminino, pátio coberto, escovódromo e salas administrativas. A construção foi planejada para atender as necessidades de todos os alunos, com piso tátil, rampas de acesso e banheiros adaptados.

Só nesta construção, o investimento foi de R$ 3,5 milhões. A escola atende moradores dos bairros Theodoro de Souza Barros, Bela São Pedro, Nova São Pedro I, Nova São Pedro II, Alpes das Águas, Chácara ABC, Mirante, Colinas, Centro e Vila Nova.

Em fase de conclusão, a nova estrutura da Emeb Guido Dante  também vai garantir ampliação no atendimento. O investimento de R$ 1,5 milhão para a construção do prédio anexo à escola, de 419 m2.,. vai permitir ampliar em 80 vagas o período integral nesta escola, número que vai atender a demanda da própria unidade.

Além da Guido Dante, outras duas escolas da rede municipal atendem em período integral alunos matriculados do 1º ao 5º ano: as Emebs Benedito Modesto de Paula, no Jardim Cássio Paschoal Padovani e Ricarda de Paiva Lima Berzin, no Theodoro de Souza Barros. Em 2024, mais 200 vagas foram criadas para este segmento, dobrando o número de alunos atendidos apenas no ensino fundamental.

Ao todo, são disponibilizadas pela Prefeitura de São Pedro, por meio da Secretaria de Educação, mais de 2 mil vagas em período integral, número que inclui também todas as 10 escolas de educação infantil.

Desde 2021, também passaram por obras que garantiram ampliação de vagas as Emebs Halina Buba Baldon e Guido Dante. Também foram reformadas as Emebs Maria de Fátima do Amaral e Benedito Modesto de Paula e para este ano, outras reformas estão programadas.

Para a secretária de Educação, a revitalização das Emebs é uma grande conquista para a comunidade escolar. “Havia um anseio muito grande em relação à ampliação de vagas”, afirmou.

“Os materiais são de qualidade e representam mais um incentivo para a dedicação dos estudantes ao ensino”, disse o prefeito Thiago Silva, que destacou também todo o planejamento para o redimensionamento das escolas, que, entre outras coisas, valorizam as diferenças.