Previsão para Segunda-feira
27 NOV 2023
Segunda reunião de trabalho da Agenda 35 abordou metas da Educação
Educação foi o tema da segunda reunião de trabalho promovida pela Prefeitura de São Pedro para abordar temas da “Agenda 35”, projeto que se consolidou como um dos principais instrumentos de metas e diretrizes de políticas públicas do município.

Realizado na Secretaria de Turismo, o evento reuniu aproximadamente 70 pessoas. “Pelo menos um representante de cada escola da rede municipal está presente”, disse a secretária municipal de Educação, Samanta Bontorim. Também participaram representantes de estabelecimentos de educação da rede estadual e de outros segmentos.

O prefeito Thiago Silva falou sobre a dinâmica da criação das propostas da Agenda 35 e algumas especificidades da Educação, como a obrigação de investimento de 25% da receita na educação e destacou também ações realizadas pelo município, como a construção de uma creche-escola no bairro Nova São Pedro 2, com 300 vagas e ampliação da Emeb Guido Dante, além de outras obras, como a ampliação da Emeb Halina Buba Baldon, que dobrou a capacidade de atendimento da unidade.

“A Agenda 35 é uma ferramenta que nos ajuda a dar condições para que São Pedro se desenvolva e continue avançando cada vez mais”, destacou o prefeito, que falou também sobre a importância da integração entre os setores. “Um setor depende do outro e trabalhamos para que todos os projetos da São Pedro que sonhamos saiam do papel”, afirmou.

A realização de 80% das metas propostas na Agenda 25 também foi pontuada pelo prefeito.”Assim como foi a Agenda 25, a Agenda 35 será uma cartilha para nortear as ações da administração”.

“Muitos dos que estão aqui hoje participaram do processo da Agenda 25. Ter um norte é muito importante, e mais fundamental ainda é acreditar nos projetos”, disse a secretária de Educação, que destacou alguns números da rede municipal, como as 1.500 crianças da educação infantil em período integral.

“Para enfrentar os desafios, temos muitas pessoas comprometidas que arregaçam as mangas.  Buscamos uma educação de excelência e estamos no caminho certo”, pontuou a secretária.

Entre os participantes que se pronunciaram na reunião está o coordenador da sociedade civil da Agenda 35, Fernando Mota. “Estamos em busca de uma vida com qualidade e esse processo de discussão é muito importante”, disse.

“Estou muito feliz de estar aqui”, disse o artista plástico Sérgio Esteves, que também destacou a importância da relação com outras áreas. “É fundamental dar continuidade ao trabalho realizado em São Pedro”.

A estudante Jamile Alves, de 17 anos, falou sobre um projeto que estimula a participação dos jovens na discussão de vários temas, entre eles a educação. Ela integra o  JovemMUN, projeto que cria projetos em cidades e Estados, em busca de compromissos com soluções globais. Os participantes atuam como diplomatas, jornalistas ou juízes representando países ou organizações dentro do cenário político, tendo como objetivo debater e solucionar problemáticas. “A democratização do ensino é um dos temas abordados”, disse.

Diretor da Escola Estadual Vicente Luís Grosso , Pedro Lopes, citou temas relacionados às metas estabelecidas na Agenda 35, como a revitalização do EJA (Educação de Jovens e Adultos) e o CEL (Centro de Estudos de Língua). A diretora da Etec Gustavo Teixeira, Márcia Silveira, também participou da reunião, assim como o vereador Luciano Mazzonetto.

A Agenda 35 estabelece 34 metas para a Educação com foco nos temas Política de Estado, Estrutura Educacional, Tecnologia, Formação Profissional, Educação inclusiva e Didático Pedagógico.

AGENDA - Esta semana novas reuniões de trabalho da Agenda 35 estão programadas, sempre às 19h na Secretaria de Turismo. No dia 28, o tema é Meio Ambiente; no dia 29; Saúde e Serviços Sociais e no dia 30, Segurança; Desenvolvimento Econômico; e Infraestrutura Rural e Urbana e Habitação.

Após as reuniões temáticas, será estabelecida uma Comissão Municipal da ´Agenda São Pedro´, com lideranças e representantes de cada setor. O objetivo da comissão será fiscalizar e cobrar o cumprimento das metas estabelecidas.

Reuniões de Trabalho (Agenda 35)

Local: Secretaria de Turismo

Endereço: Rua General Osório, 846 – Centro, São Pedro

Dia: Terça-feira, 28