Previsão para Sexta-feira
20 SET 2023
Festa Italiana transforma praça Gustavo Teixeira em ‘cantina’ neste fim de semana

A praça Gustavo Teixeira vai se transformar em uma grande “cantina” neste fim de semana, quando acontece a 11ª edição da Festa Italiana. De 22 a 24 de setembro, a programação oferece música, culinária típica e até uma cozinha especial que será o endereço de workshops  de culinária italiana oferecido pelo Senac Águas de São Pedro, com oportunidade para aprender segredos e técnicas autênticas com chefs renomados.

Outra atividade programada pela Prefeitura de São Pedro, por meio da Secretaria de Turismo, Cultura, Esportes e Lazer, é a homenagem a famílias italianas que vieram para São Pedro. A programação tem ainda apresentações de grupos de dança e muita música.

Na sexta-feira, dia 22, a programação começa às 20h, com apresentação do Grupo Os Vaidosos e Academia Apolo; às 20h15 tem Pá Moreno e Banda; às 21h30 Grupo de Dança Avanti Trentini e às 22h30, Ivano Italianíssimo.

No sábado, a programação começa às 11h, com apresentação das oficinas municipais de ballet; às 12h tem apresentação do Grupo Lê Mondini e Academia Galpão, às 13h, Ricardo Bombada; às 16h30 homenagem às famílias italianas e logo após, apresentação da Academia Apolo e Grupo de Danças Nostalgia.

Fred Rovella se apresenta às 20h30 do sábado; às 22h tem apresentação da Academia Galpão e a Banda Via Romana encerra a programação com apresentação agendada para ter início às 22h30.

MISSA – No domingo, dia 24, a programação começa às 9h30 com a celebração de uma missa no palco da festa. Às 11h tem apresentação do Coral Stela Alpina; às 12h, Academia Galpão; às 12h30, Banda Ária; às 14h, Grupo Vaidosos e às 15h, Banda Nostalgia.

ESPAÇO SENAC – No Espaço Senac, a programação começa na sexta, às 19h30, com workshop de risoto; às 21h, o tema são os Sabores e Saberes da Hospitalidade e às 22h30, Degustação de Vinhos Italianos; programação que se repete no sábado.

No domingo, as atividades começam às 10h30, com workshops de pizza para crianças; às 12h tem workshop de risotos; às 13h30 de cannoli; às 15h Sabores e Saberes da Hospitalidade; às 16h30, workshop de tiramisu e para encerrar, às 18h, workshop de risotos.

As atividades são gratuitas e as inscrições devem ser feitas no próprio Espaço Senac uma hora antes de cada atividade.

Entre os pratos que serão comercializados estão a polenta com rabada, nhoques recheados, o cuscuz feito seguindo as receitas tradicionais das famílias italianas, focaccia de milho, massas, pizzas e o frango com polenta fritos, tradição das Festas Italianas da cidade.

O secretário de Turismo, Ronaldo Gasparelo, destaca que o grande diferencial da Festa é o envolvimento do comércio local. "Além da presença dos restaurantes e food trucks da cidade na Festa, algumas lojas e restaurantes da cidade também entraram no clima e montaram cardápios especiais, estarão oferecendo descontos e brindes e decoraram suas fachadas e vitrines com as cores da Itália".

A presidente do Comtur, Juliana Saia, comemora a adesão dos mais de 40 empreendimentos locais. "Estamos preparando essa Festa desde o início do ano, quando começamos as capacitações oferecidas pelo Senac e o que o público vai encontrar na Festa é o que temos de melhor em São Pedro: boa comida, música, cultura e a hospitalidade que é tradicional da nossa gente".