Previsão para Quarta-feira
15 SET 2023
São Pedro apresenta Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos
Documento será disponibilizado nos próximos dias ao cidadão, via canais de comunicação da Prefeitura, e, posteriormente, debatido em audiências públicas na Câmara Municipal

O futuro determina as ações no presente, aonde queremos chegar e como agiremos para isso. Imbuída nessa missão, a Prefeitura Municipal de São Pedro, por meio da Coordenadoria de Meio Ambiente e com a consultoria da PGR Engenharia e Sustentabilidade, apresentou, na quarta-feira, 13, a proposta do seu Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos (PMGIRS).

Promovida pela Coordenadoria de Meio Ambiente, a primeira reunião de apresentação do plano contou também com a presença de representantes de várias pastas da administração municipal, como a de Governo, de Obras, de Educação, de Turismo, Cultura e Esporte e Lazer e da Defesa Civil.

Nos próximos dias, o PMGIRS também será disponibilizado a todos os cidadãos são-pedrenses nos canais de comunicação da Prefeitura de São Pedro para, posteriormente, ser debatido em audiências públicas na Câmara Municipal.

A partir de um amplo e bem elaborado diagnóstico da situação atual do município no gerenciamento dos resíduos sólidos, da coleta à destinação final, foi elaborado um plano a partir de um cenário de 20 anos – com revisão a cada 4 anos.

O coordenador de Meio Ambiente de São Pedro, Rogério Bosqueiro Júnior, acredita que até o final do ano o texto já deve ter sido debatido e aprovado pelos vereadores para, posteriormente, ir à sanção do prefeito e ser publicado no Diário Oficial em forma de Decreto ou Lei Municipal.

“O PMGIRS é um documento muito bem fundamentado, tem um caráter técnico aguçado, baseado em vastas evidências científicas e exigências legais, com uma análise aprofundada do contexto local e global”, explicou.

A diretora-executiva da PGR Engenharia e Sustentabilidade, Adriana Nolasco, elogiou a parceria com a Prefeitura no processo de elaboração do texto, que levou nove meses para ser finalizado, e que conta com prognósticos com 17 diretrizes de estratégias e ações de curto a longo prazo.

Segundo ela, o sucesso do plano está relacionado ao engajamento de todos nessa missão, como as secretarias e coordenadorias municipais, poder Legislativo, cidadãos, empresas, entidades e instituições.

“Mais do que um documento, esta é uma ferramenta essencial para nortear a gestão pública no cumprimento das obrigações previstas pela Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS, Lei Federal 12305/10) e trazer soluções práticas para os problemas com resíduos sólidos, fornecendo um roteiro estratégico e orientações claras para ações efetivas”, informou Adriana, que é professora sênior da ESALQ/USP (Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz, da Universidade de São Paulo).

PMGIRS

Exigência da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS, Lei Federal 12305/10), o PMGIRS é constituído por um conjunto articulado de ações estruturantes e estruturais (normativas, operacionais, financeiras e de planejamento) que a administração pública desenvolverá, com base em critérios sanitários, ambientais, sociais, legais e econômicos, de forma a disciplinar e realizar o manejo adequado dos resíduos sólidos gerados no seu território.