Previsão para Sexta-feira
11 SET 2023
Apresentação de coral e palestra abrem programação da Semana Cultural Gustavo Teixeira

A programação preparada pela Prefeitura de São Pedro, por meio da Coordenadoria de Cultura, para celebrar os 70 anos da Semana Gustavo Teixeira, um dos eventos mais tradicionais da cultura são-pedrense, começa no dia 14 de setembro, quando acontece o jantar de abertura, com apresentação do Coral “Dorothéa Bená Ghirotti” e Banda Ária.

Também no dia 14, às 19h, será realizada a palestra “Quem cuida merece cuidado”, com a médica da família Rebecca Almeida, da Clínica Plenitude. No evento gratuito serão abordados temas como importância do autocuidado para cuidadores, desafios dos cuidadores, importância do suporte e da rede de apoio, gerenciamento do estresse, entre outros.

A programação segue até o dia 30, com música, dança, teatro, literatura e claro, poesia. Os Concursos de Poesias Declamadas e autorais, que em 2023 receberam 367 inscrições, serão realizados nesta edição em datas diferentes: no dia 20 acontece a final do Concurso de Poesias Inéditas  e no dia 21, a de Poesias Declamadas, ambas no Centro de Convenções Jacintho José Fávaro e com apresentação da Academia Galpão.

A semana criada em 1953 para homenagear o poeta são-pedrense conhecido como Poeta das Rosas e eleito para a Academia Paulista de Letras em 1937 também terá atrações como intervenção poética pelas ruas do comércio, Café Musical, Oficina Experimental de Dança Circular, oficinas sobre poesia nos bairros Theodoro de Souza Barros e São Dimas; apresentação da peça teatral “Alice Fora da Caixa”, em parceria com o Sesc Piracicaba,  plantio de rosas na Praça do Fórum, Rota Literária nas linhas das poesias de Gustavo, com Giane Adorno e o 1º Show de Talentos.

Outra novidade deste ano é a elaboração de uma medalha alusiva aos 70 anos da Semana Cultura.

A programação completa pode ser conferida nas redes sociais da Prefeitura de São Pedro.