Previsão para Segunda-feira
04 SET 2023
“Paz” será tema central do Desfile de 7 de Setembro em São Pedro
A partir das 8h, na rua Veríssimo Prado, mais de 2 mil pessoas vão desfilar pelas ruas da cidade celebrando a Independência do Brasil com mensagens de conscientização e educação pela paz; cerimônia cívica terá também participações especiais dos municípios de Campinas e Leme
A paz promete invadir as ruas de São Pedro na próxima quinta-feira, no tradicional Desfile de 7 de Setembro, que neste ano celebra os 201 anos de Independência do Brasil. Mais de 2 mil pessoas – entre alunos e membros de diversas entidades – desfilarão pelas ruas do centro da cidade com mensagens de conscientização e educação pela paz.

“O objetivo principal é difundir a cultura da paz e da não-violência, estimular o respeito e a dignidade a cada pessoa, rejeitando todas as formas de violência, ódio e intolerância”, destacou o prefeito de São Pedro, Thiago Silva.

Promovido pela Prefeitura de São Pedro e organizado pela Secretaria de Educação do município, o Desfile de 7 de Setembro terá início às 8h, na rua Veríssimo Prado entre as ruas João Teixeira da Frota e Antonio Teixeira de Barros e, neste ano, contará com a participação especial de um pelotão de 30 militares do 28º Batalhão de Infantaria Mecanizado (28º BI Mec), de Campinas, que abrirá o evento cívico conduzindo uma viatura Guarani, da família de veículos militares blindados.

Os militares serão sucedidos por 45 atiradores do Tiro de Guerra de São Pedro (TG 02-091) e por uma já tradicional cerimônia de desfile de bandeiras do Brasil, de São Pedro e de todos os Estados brasileiros, portadas e conduzidas por alunas da Escola Estadual José Abílio de Paula (JAP).

Encerrando a etapa de abertura, a Banda Percussiva da Secretaria da Cultura de Leme fará uma apresentação especial alusiva à data cívica, com seus 20 integrantes, conduzidos pela regente Camila Cecília Garcia.

Em seguida será a vez dos alunos de todas as escolas municipais e estaduais da rede, além de alguns colégios particulares, também desfilarem pelas ruas do centro da cidade, carregando faixas, cartazes, bandeiras e demais adereços, adornos e enfeites alusivos à paz, à empatia e à harmonia entre as pessoas. Acompanhados de professores e demais responsáveis e partindo de locais distintos pré-definidos pela organização do evento, esses alunos trarão um colorido e um verde amarelo todo especial à festa, caminhando rumo a um mesmo destino: a Praça Matriz de São Pedro.

No local, desfilarão diante de um grande palanque com a presença do prefeito Thiago Silva, secretários e demais autoridades do poder Executivo, Legislativo, Judiciário,  Militar e demais convidados.

“Queremos estimular nos nossos alunos não só o patriotismo, mas também os valores mais caros do nosso pavilhão, de amor, de ordem e progresso”, explicou a secretária de Educação de São Pedro, Samanta Bontorim.

Representantes das forças de segurança pública também participarão da festa cívica, com seus integrantes e viaturas. Entre eles, a Polícia Militar, o Corpo de Bombeiros, a Polícia Rodoviária Estadual e a Guarda Civil Municipal.

Outra atração que promete chamar bastante a atenção de todos os presentes é o desfile da cavalaria, dos ciclistas, motociclistas e dos Fuscas.

Por fim, na Igreja Matriz São Pedro, segundo estabelece o cerimonial cívico de encerramento do Desfile de 7 de Setembro, será executado e entoado o Hino Nacional diante da bandeira do Brasil, importante Pavilhão Nacional.

SERVIÇO - Desfile 7 de Setembro
Horário de início: 8h
Saída: rua Veríssimo Prado entre as ruas João Teixeira da Frota e Antonio Teixeira de Barros