Previsão para Domingo
18 AGO 2023
Prefeitura de São Pedro faz parceria com empresa para implantação de sistema de compostagem orgânica nas escolas
Inicialmente nas escolas Professor Benedito Modesto de Paula, Professora Ricarda de Paiva Lima Berzin e Guido Dante, projeto Geração beneficiará diretamente 265 crianças

A compostagem orgânica está na linha de frente da luta contra o aquecimento global. Por conta da liberação de gases de efeito estufa nos aterros, tal prática não apenas reduz essas emissões como também auxilia os ecossistemas a se adaptarem às mudanças climáticas.

Com essa consciência, a Prefeitura de São Pedro, por meio da Secretaria de Educação e em parceria inédita com a empresa AES Brasil, está incorporando em sua rede de ensino o projeto Geração+. Entre outras ações, o projeto consiste na implantação de hortas e composteiras em escolas municipais, além de oficinas lúdicas com os alunos e capacitação dos profissionais de educação.

Inicialmente implantado nas escolas de ensino fundamental Professor Benedito Modesto de Paula, Professora Ricarda de Paiva Lima Berzin e Guido Dante, o projeto beneficiará diretamente 265 crianças.

“Como sujeitos interativos e ativos no processo de construção de conhecimento, esses alunos levarão esse aprendizado adiante, aos seus familiares e amigos, disseminando uma nova cultura ambiental, de relação dos seres vivos com o meio ambiente”, celebrou a secretária de Educação, Samanta Bontorim, destacando, também, que a ação é 100% patrocinada pela AES Brasil, portanto a custo zero para os cofres públicos.

O gestor de resíduos sólidos e orgânicos, Diego Rizzo, foi o responsável por lançar a semente desse conhecimento. Segundo ele, as minhocas são as grandes responsáveis pela aceleração do processo de compostagem, uma vez que se alimentam do resíduo orgânico, transformando-o em um adubo rico em nutrientes, conhecido como húmus.

“Nossa experiência tem sido potente e muito proveitosa, pois, como estão em formação, as crianças geralmente são abertas ao novo, para tudo aquilo que tem relevância e faz sentido. Nessas condições, elas são capazes de absorverem e interiorizarem as novas informações com muito mais facilidade e profundidade, passando a ter um olhar agroecológico em todas as suas inter-relações”, explicou o educador, que também ministrou o curso de compostagem orgânica cantando, ao som do pandeiro.

“O Floema Musical é um método lúdico de ensino, um projeto sonoro de educação ambiental com composições autorais sobre diversos temas que compõem e permeiam a agroecologia”, explicou ele, que elogiou a parceria com o poder público.  “A Prefeitura de São Pedro está de parabéns! É sempre muito potente essa parceria entre o poder público e a iniciativa privada, que combina a educação e o meio ambiente”.

Créditos das fotos: Ivan Ramalho/Secretaria de Educação de São Pedro