Previsão para Sexta-feira
10 AGO 2023
Coral de São Pedro participou de encontro em Atibaia
O Coral Municipal Dorothea Bená Ghirotti, de São Pedro, participou no último sábado, 5, do Encontro de Corais em Atibaia, evento que recebeu grupos de várias localidades.

O grupo de São Pedro participou com 30 coralistas sob a regência de Genival Silva. Foram apresentadas as músicas Banaha, tradicional do Congo; Alguém cantando, de Caetano Veloso; Na volta que o mundo dá, de Vicente Barreto e Paulo César Pinheiro; Qui nem jiló, de Luiz Gonzaga  e Humberto Teixeira e Mulher de Coronel, de Gilberto Gil.  A apresentação foi bastante elogiada pelo público.

O Coral Municipal Dorothea Bená Ghirotti foi retomado em 2022 após quase 20 anos sem ensaios e apresentações. O maestro Genival da Silva e os  integrantes voltaram a dar vida ao coral criado em outubro de 1985.

O grupo faz nas aulas semanais, às segundas-feiras, realizadas no Espaço Artístico. Nos encontros são realizados  exercícios de propriocepção corporal como o instrumento vocal, respiração costal diafragmática (própria para o canto), exercícios de aquecimento e preparação vocal como vocalises, cânones e por fim a prática de repertório, que vai do erudito ao popular, contemplando diversos estilos musicais.

Ao comentar a retomada das atividades no ano passado, Silva também explicou que os cantores recebem uma formação sobre o que é o canto coral. “Não é simplesmente um agrupamento de pessoas cantando juntas e de qualquer forma, mas antes, é um estilo musical próprio, dividido a 3 ou a 4 vozes, fazendo música de forma colaborativa e comunitária”, disse, ao destacar a assiduidade nos ensaios e o comprometimento com o grupo. “Afinação e afinidade têm a mesma raiz”.

Créditos das fotos: Coordenadoria de Cultura/Prefeitura de São Pedro