Previsão para Sábado
03 AGO 2023
CineSolar acontece neste sábado, 5, no bairro São Dimas
Cinema itinerante movido a energia solar será montado na Praça Jorge Guarda, no bairro São Dimas, a partir das 19h
São Pedro recebe neste sábado, 5, a experiência do CineSolar, o primeiro cinema itinerante movido a energia solar do Brasil. As sessões são gratuitas para a população. Durante a semana também aconteceram oficina de educação ambiental e linguagem audiovisual para crianças e jovens. Com patrocínio da CPFL Energia e apoio do Instituto CPFL e da Prefeitura de São Pedro, serão exibidos curtas-metragens e o filme “Mogli - O Menino Lobo”, a partir das 19h, na praça Jorge Guarda, localizada entre as ruas José Esteves e José Matarazzo, no bairro São Dimas.

As sessões contam com distribuição de pipoca e o público pode visitar o furgão, que carrega todo o cinema e se transforma em uma estação móvel de ciências, arte, tecnologia, sustentabilidade e cultura de paz.

Durante a semana, estudantes que frequentam o Nape São Dimas participaram de oficinas e produziram stop motions – técnica de animação que utiliza registros quadro-a-quadro com pequenas movimentações. Os vídeos produzidos, todos com temática ambiental, serão também exibidos antes da sessão.

O CineSolar completa 10 anos em 2023 e transforma espaços públicos e abertos em salas de cinema. Já realizou 1.870 sessões, com exibição de 180 filmes e 576 oficinas para 284 mil pessoas de quase 600 cidades, de 23 estados e do Distrito Federal. O projeto já percorreu mais de 250 mil quilômetros pelo país e atua com o objetivo de democratizar o acesso às produções audiovisuais (principalmente as nacionais), promover ações e práticas sustentáveis, a inclusão social e difundir a tecnologia da geração de energia solar.

O furgão do CineSolar é adaptado com as placas fotovoltaicas no teto e carrega todo o cinema: 120 cadeiras e banquetas, os sistemas de conversão de energia e armazenamento (que garante 20 horas de autonomia e funcionamento), de som e projeção, incluindo a tela. Além de tudo isso, o espaço se transforma em uma estação móvel de ciências, arte, tecnologia, sustentabilidade e cultura de paz.

Com infográficos, iluminação e decoração especial - feita com materiais reciclados e objetos com princípios de magnetismo e eletricidade como laser e bola de plasma -, o veículo é uma atração à parte, que encanta pessoas de todas as idades e mostra, de maneira descontraída e divertida, como a luz do sol se transforma em energia elétrica.

A 7ª edição do CineSolar é viabilizada pela Lei Federal de Incentivo à Cultura, com patrocínio da CPFL Energia, apoio do Instituto CPFL e da Prefeitura Municipal de São Pedro, por meio da Coordenadoria de Cultura, e é realizada pela Brazucah Produções, Ministério da Cultura e Governo Federal.

Experiência aprovada  - Os alunos aprovaram a experiência da oficina, realizada na terça-feira, 1. “Achei muito legal”, contou Ana Carolina Fernandes, do 6º A da Emeb Guido Dante. Seu grupo, formado também por Antonio Pierre Soares, Luana Rocha e Maria Valentina Ramos, trabalhou para passar a mensagem de não jogar lixo no chão nem nos mares e rios.
O outro grupo, formado pelos alunos Ana Rebecca Gonçalves, Tatielly Soares, Yago Silva, João Pedro Candeias e Miguel Augusto Goes Souza, criou uma história onde os personagens, ao passearem de barco, percebem sujeira no mar e entram para fazer limpeza. “E depois de entrar no mar, foi separado o que é reciclável”, relatou Ana Rebecca.

Um alerta para as pessoas evitarem a poluição foi o que norteou a criação do grupo dos alunos Ana Luiza Santos, Eloá Rodrigues da Silva, João Pedro Veiga, Murilo Silva e Samuel Conceição.

Os vídeos produzidos pelos alunos vão ficar disponíveis no canal do Youtube
 (https://www.youtube.com/@CINESOLARBRASIL).

São Pedro/SP

Sessões de Cinema