Previsão para Terça-feira
06 JUN 2023
Sorriso Cidadão completa 1 ano de atendimentos em São Pedro
Projeto do Sindicato dos Metalúrgicos desenvolvido em parceria com empresas do setor e com as Prefeituras da região, o Sorriso Cidadão completa 1 ano de atendimento em São Pedro. Voltado à saúde bucal, o projeto garante consultas gratuitas para crianças em idade escolar em um trailer que funciona como um consultório itinerante. Neste período foram realizados 1.670 atendimentos, considerados os exames clínicos e os procedimentos realizados.

“Esse programa é uma verdadeira conquista para nossa rede de ensino, pois não se trata apenas de cuidar da saúde bucal dos nossos estudantes, mas também de promover a equidade e garantir que todos tenham acesso aos cuidados odontológicos necessários. Ao trazer uma dentista qualificada para dentro de nossa escola, nós a transformamos em um espaço privilegiado para a prática da promoção da saúde, da qualidade de vida e de uma educação de excelência”, destaca a secretária de Educação de São Pedro, Samanta Bontorim.

Realizada há 9 anos, a parceria já garantiu mais de 65 mil atendimentos em toda a região. “Agradeço ao prefeito Thiago Silva e à secretária de Educação Samanta Bontorim pelo acolhimento. Esse é um projeto iniciado em Piracicaba há 9 anos pelo então presidente José Luiz Ribeiro em parceria com Hyundai e suas fornecedoras. Foi idealizado para atender crianças de Piracicaba e se estendeu para São Pedro, Águas e Rio das Pedras”, conta Emerson da Silva, do Sindicato dos Trabalhadores Metalúrgicos de Piracicaba e região.

Para a dentista Fernanda Abrahão, a odontologia na escola “é algo fantástico”.  Ela destaca que o fato de as crianças estarem em um ambiente aconchegante como a escola, facilita o tratamento. “Ajuda a cuidar da saúde bucal e dá toda a atenção para que as crianças cresçam sem o tabu do medo de dentista”, destaca.

Supervisor de relações trabalhistas e sindicais da Hyundai Motors Brasil, Márcio Carmo destaca a ação social. “É um prazer estar junto com o Sindicato nesta ação. A Hyundai preza muito pelo social, pelas vidas da região.  Um projeto excelente, de muito sucesso, merece total apoio para atender as comunidades locais”.

ESCOLAS – Na primeira etapa do projeto em São Pedro passaram pela avaliação alunos das Emebs Guido Dante, Adriana Daniel , Maria Angelina Leão Ferreira dos Santos. Neste primeiro semestre, a ação voltou a ocorrer nestas escolas para realizar os tratamentos básicos necessários, como tratamento de cáries.

Para o segundo semestre estão planejados atendimentos nas Emebs Professora Leny Bomtorin e Professora Ricarda de Paiva de Lima Berzin.