Previsão para Sábado
30 MAI 2023
ESPORTES E LAZER
Dia do Desafio: caminhada e programação esportiva e cultural agitam a cidade nesta quarta-feira
O percurso terá início às 8h, na Feira do Produtor. De lá, os participantes seguem pela rua Veríssimo Prado até a Praça Matriz, onde participarão de práticas esportivas e atrações culturais
No dia 31 de maio de 1983, no Canadá, o prefeito Clifford Wright recomendou que todos da cidade fossem caminhar. A iniciativa ganhou tanta força que se estendeu a diversos países do continente americano e virou um movimento mundial, o Challenge Day (Dia do Desafio), campanha de incentivo à prática de esportes e atividades físicas.

No Brasil, coordenado pelo Sesc, o Dia do Desafio chega à sua 29ª edição com o tema “Muito mais que um dia”. Presente todos os anos, o município de São Pedro, por meio da Prefeitura e da Coordenadoria de Esportes e Lazer, promove o Dia do Desafio 2023 nesta quarta-feira, 31.

Para a professora da Coordenadoria de Esportes, Silvana Calciolari, a principal missão do Dia do Desafio é criar legados para a adoção de uma vida mais saudável.

“A ideia é mostrar que você não tem de fazer exercícios apenas 15 minutos por dia. É mais do que isso, é mais do que um dia, é a consolidação de um hábito de saúde que engloba todas as ações e a criação de uma nova mentalidade que vai além da campanha”, explicou Silvana, que coordena o Dia do Desafio em São Pedro.

Programação
Neste ano, a concentração do Dia do Desafio será a partir das 8h, no espaço da Feira do Produtor, na frente da Praça Santa Cruz. De lá, os participantes seguem pela rua Veríssimo Prado, sentido Malaquias Guerra, rumo à Praça Matriz. Os frequentadores da APAE também participarão da caminhada, incluindo os cadeirantes, que contarão com o auxílio do Tiro de Guerra. As ruas não serão interditadas e o evento contará com o apoio da Polícia Militar, do Corpo de Bombeiros, da Guarda Civil Municipal e da Secretaria de Saúde, que disponibilizará ambulância. Paralelamente, ao longo do último dia do mês, inúmeras atividades alusivas ao incentivo de práticas esportivas vão ser ministradas também aos alunos das redes municipal e estadual de ensino de São Pedro.

Até 16h, na Praça Matriz, serão oferecidas aulas gratuitas de dominó, xadrez, vôlei, futsal, atletismo, tênis de mesa, entre outras atividades lúdicas e esportivas. A partir das 19h ocorrerá a solenidade de encerramento do Dia do Desafio, com diversas apresentações culturais, de música e de dança. Entre essas atrações, dança de salão, jump, artes marciais, rodas de capoeira, de skate, karatê, forró, tudo acontecendo simultaneamente, no palco e ao redor da praça, e sendo exibido em um telão instalado no palco. A praça também disponibilizará um amplo espaço de alimentação, com food trucks, mesas e cadeiras.

Interação
Para tornar a experiência ainda mais interativa e animada, as pessoas poderão registrar sua participação no Dia do Desafio ao longo de todo o dia, enviando fotos e mensagens para o Whats App da Coordenadoria de Esportes e Lazer de São Pedro, pelo número (19) 3481-9393. A interação também poderá ser feita via Instagram, marcando o perfil da Coordenadoria @esporteselazersaopedrosp, da Prefeitura @prefeiturasaopedro e a hashtag oficial #diadodesafio2023saopedro