Previsão para Terça-feira
06 MAI 2023
Mapa cultural vai apontar diagnóstico da cultura em São Pedro
Com o objetivo de realizar um diagnóstico da cultura da cidade e identificar, registrar e analisar agentes, espaços e ações culturais de São Pedro nos anos de 2023 e 2024, a Prefeitura de São Pedro, por meio da Coordenadoria de Cultura, vai fazer o mapeamento cultural da cidade.

O mapa cultural é um instrumento que tem como objetivo demonstrar aspectos culturais, históricos e costumeiros de um povo e de sua região. A ferramenta possibilita resgatar e registrar valores que mapas comuns geralmente não apresentam.
A primeira etapa consiste na coleta de informações junto à comunidade são-pedrense, por meio de um questionário on-line. Pela análise quanti-qualitativa dos dados obtidos,  vai ser possível conhecer agentes, espaços e ações vinculadas à cultura, em um recorte temporal que abrange os anos de 2023 e 2024.

Na segunda etapa, os dados serão sistematizados de acordo com as dimensões da cultura na cidade, dando sequência ao georreferenciamento dos agentes e espaços de cultura. Este georreferenciamento permitirá a visualização das redes de cultura que a cidade estabelece com a região da Serra do Itaqueri, com o Estado de São Paulo, com o Brasil e com o exterior. Em seguida, os dados serão analisados estatística e qualitativamente.

A cada etapa, serão apresentados os resultados, parciais e finais, à comunidade. Ao final do processo, o mapa cultural será disponibilizado e os resultados da pesquisa divulgados.

O mapeamento vai viabilizar também a construção de indicadores culturais e de informações quanti-qualitativas que vão subsidiar a elaboração de um futuro Plano Municipal de Cultura de São Pedro.

“Em 2020, a Prefeitura realizou um mapeamento para atender as exigências da Lei Aldir Blanc e agora o novo mapeamento visa ser o protagonista das políticas públicas que serão desenhadas para o município, além de servir como base para os projetos de incentivo a cultura com os recursos Federal e Estadual”, disse o coordenador de Cultura, Ivan Teixeira.

As perguntas para a elaboração do mapa cultural estão disponíveis em: