Previsão para Quinta-feira
05 MAI 2023
Agentes cuidadores de São Pedro serão capacitados por Universidade Anhembi Morumbi
O curso vai capacitar 55 agentes cuidadores de alunos com necessidades específicas matriculados nos 22 estabelecimentos de ensino do município
Em mais uma iniciativa inédita na região, a administração municipal de São Pedro fechou uma importante parceria com a Universidade Anhembi-Morumbi para capacitar e formar agentes cuidadores de crianças e adolescentes com necessidades educativas específicas. As aulas começam neste sábado, dia 6.

O curso foi especialmente desenvolvido para São Pedro e é resultado da sinergia com uma renomada instituição de ensino com experiência de 50 anos na capacitação de 330 mil profissionais de educação de 12 estados em 120 unidades e 27 instituições.

É a segunda iniciativa desenvolvida entre a Prefeitura de São Pedro e a Universidade Anhembi Morumbi. Na primeira, o Hospital Beneficente São Lucas recebe estudantes do curso de medicina da instituição para o chamado internato, ação que marca a última fase da graduação. O objetivo é que os alunos tenham uma vivência 100% prática, acompanhando o atendimento a pacientes com a supervisão de médicos.

TEA - Em uma primeira etapa, vão participar do curso feito para os agentes um grupo de 55 cuidadores de alunos com necessidades específicas das escolas da rede municipal. Entre outras capacitações, eles serão orientados sobre como identificar e atuar em casos de pessoas com Transtorno de Espectro Autista (TEA), deficiência intelectual e atraso no desenvolvimento. Segundo dados da Secretaria Estadual de Educação, há atualmente na rede pública de São Pedro aproximadamente 60 alunos com TEA.

“A formação contínua dos profissionais da rede municipal está em nosso plano de governo e faz parte do processo de melhor atender nossos estudantes e suas famílias. O objetivo é potencializar as capacidades humanas e técnicas de todos os envolvidos, investindo num ambiente cada vez mais inclusivo e democrático”, destacou a secretária de Educação de São Pedro, Samanta Bontorim.