Previsão para Sexta-feira
05 MAI 2023
Parceria entre Meio Ambiente e Educação aborda coleta seletiva
Professores das Emebs Professora Gentila Iolanda da Silva Frare e Sebastiana Élide Giocondo Perez participaram na terça-feira, 2 de maio, do segundo encontro de formação, atividade fruto de parceria da Coordenadoria de Meio Ambiente e Secretaria de Educação. A iniciativa faz parte do programa Escola-Catavento, que tem como principal objetivo a formação em temas socioambientais.

A ação é um projeto piloto com ações do Meio Ambiente  no horário destinado ao HTPC (horas de trabalho pedagógico coletivo) ao longo do primeiro semestre de 2023 com uma comunidade escolar.

No primeiro encontro foram utilizadas metodologias participativas para identificar as principais necessidades e vontades dos professores das duas escolas. As dinâmicas identificaram que os assuntos "resíduos" e "descarte irregular" despertavam bastante curiosidade, além de envolverem muitos mitos e crenças comuns da sociedade.

Com base neste resultado, a Coordenadoria planejou atividades para trabalhar especificamente esses temas com os professores, entre eles uma visita técnica para o balcão de reciclagem da empresa EcoNews - atual prestadora de serviços da Prefeitura de São Pedro.

A atividade contribuiu para esclarecer os princípios da coleta seletiva. “Entendemos que multiplicar esses conhecimentos com os formadores do município é uma forma assertiva de trazer para perto cada vez mais pessoas”, destacou Mariana Siciliano, da Coordenadoria de Meio Ambiente. Ela também agradeceu a receptividade da empresa e a Secretaria de Educação pela parceria.