Previsão para Sexta-feira
21 FEV 2023
AGENDA CULTURAL
Carnaval já levou 45 mil pessoas à praça da Matriz
Estimativa é da Secretaria de Turismo; matinê a partir das 17h e apresentações às 21h encerram a programação nesta terça-feira
A presença maciça de público – estima-se que aproximadamente 45 mil pessoas foram à praça da Matriz em 3 dias de programação -  são um forte indicativo da aprovação do público para os eventos programados pela Prefeitura de São Pedro para os dias de folia.

A previsão de alta probabilidade de chuva nos 4 dias de Carnaval se confirmou, pelo menos até a tarde desta terça-feira, último dia de Carnaval, apenas no sábado, quando teve início a programação com a apresentação do grupo Manuí e o “Encantoria na Folia”, espetáculo que destaca ritmos de Carnaval de todo o país, com apresentação de frevos, marchinhas, cirandas, cocos e sambas de roda.

Um dos destaques da apresentação foi a atuação do grupo com o público por meio de bonecos que representam personagens simbólicos como a M’boi Tatá, a cobra de fogo, Saci, a cirandeira Lia de Itamaracá e Bumba Meu Boi.
Ainda no sábado teve apresentação do grupo de Axé Neu Temporim Dance, que fez muita gente dançar coreografias e da Banda Ária, que se apresenta todos os dias da programação.

Apesar da chuva, o público marcou presença desde o início e quando a chuva parou, muita gente foi ao espaço reservado para a folia.

PRODUÇÃO ‘RAIZ’ - Os amigos Cauê, Paulo, Kaique, Bruno, Segateli e Marcos, de São Pedro, ignoraram a chuva de sábado e foram à praça com fantasias de Power Rangers preparadas por eles mesmos. “Procuramos na internet e fizemos com gesso e papelão, deu trabalho”, contou Cauê. O resultado foi aprovado e chamou a atenção de outros foliões.

No domingo, sem a chuva prevista, os blocos levaram milhares de pessoas para as ruas. O do Hotel São João, com maior público, realizou sua 29ª edição no desfile que contou também com os blocos Santana’s Folia, Frangas e Galoucos, Spa Ramados, Bloco Elite e Suporte.

Antes, a matinê, que neste ano começou às 17h, fez a alegria de crianças e adultos, como a coordenadora de Comércio exterior Ana Lúcia Queiroz, de Guarulhos. Ela organizou a viagem para São Pedro de um grupo de 15 pessoas. “Já tínhamos vindo outros anos e São Pedro tem características que procurávamos, como o clima familiar e a segurança”, disse.

VAI VAI – Um dos grandes destaques da programação deste ano aconteceu na segunda-feira, com o desfile da Escola de Samba Vai Vai, de São Paulo, que percorreu o entorno da praça da Matriz e depois fez uma apresentação no palco com Luiz Felipe, intérprete oficial da agremiação.

O desfile com diversas alas foi acompanhado por grande público, que cantou e dançou com a escola. O desfile teve participações especiais, como Mercedes Amaral, de 85 anos, são-pedrense de coração que sempre teve o Carnaval entre suas paixões.

Para o secretário de Turismo, Cultura, Esportes e Lazer, Ronaldo Gasparelo, a programação diversificada foi um dos pontos fortes da programação. “O repertório eclético agradou perfis diferentes de público e tudo foi planejado para garantir um Carnaval que já é tradição em São Pedro, com participação de muitas famílias e segurança reforçada”, disse.

ÚLTIMO DIA – A programação do Carnaval termina nesta terça-feira, dia 21, com matinê às 17h e às 21h show da Banda Ária, com participação do Grupo Axé 40º.

Para garantir a tranquilidade de todos, foram adotadas medidas de segurança já válidas em anos anteriores com resultados de sucesso: proibição de espumas e serpentinas de aerossol, narguilé e de garrafas de vidro em um raio de 500 metros do local das atrações, em frente à igreja matriz; restrição do tráfego de  veículos no entorno da praça Gustavo Teixeira, bem como proibição da instalação de equipamentos de som por clubes, veículos ou som particulares ou estabelecimentos comerciais.

O Carnaval em São Pedro terá também o reforço de segurança privada contratada, com participação de equipe de 100 pessoas e uma central de câmeras de segurança  específica para monitorar o evento, além da atuação das equipes da Guarda Civil Municipal, Polícia Militar, Conselho Tutelar e equipes de diversas secretarias municipais.