As obras têm circulado por diferentes países, como França e Portugal, e festivais de fotografia no Brasil e no exterior
Por meio de uma iniciativa do Museu da Diversidade Sexual (MDS) e do Sistema Estadual de Museus (SISEM-SP) – instituições ligadas à Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, o Casarão da Cultura, em São Pedro, abrigará entre dezembro de 2022 e fevereiro de 2023, a exposição de retratos “Nomes do Amor”, pela ótica sensível e intimista da artista-pesquisadora Simone Rodrigues.
A exposição “Nomes do Amor” reconhece e manifesta as cores, sorrisos e relatos reais de casais e famílias LGBTQIA+ que lutam por respeito e naturalização social de todas as formas de afeto. Os registros integram um projeto desenvolvido desde 2014 – e ainda em processo – por Simone, que tem um comprometimento profissional de longa data com trabalhos imersivos voltados para a coletividade e inclusão. Nesta obra, em especial, é possível se conectar com diferentes configurações e percepções das famílias contemporâneas.
A partir da abordagem documental de casais reais, a exposição revela uma amostra da pluralidade ainda pouco conhecida da família homoafetiva brasileira. Por meio de imagens e relatos, dá visibilidade a este tipo de família contemporânea (que não conta com estatísticas oficiais), contribuindo para a sua naturalização no convívio social, o esclarecimento contra o preconceito e o reconhecimento do seu estatuto legal e jurídico.
Serviço
Abertura: 9 de dezembro
Horário: 10h - 18h
Local: Casarão da Cultura (Rua Malaquias Guerra, 573, Centro -| São Pedro - SP)