Previsão para Quarta-feira
01 DEZ 2022
Projeto “Rota Literária” explora “centro cultural de São Pedro” e homenageia escritora são-pedrense
Com o intuito de homenagear a escritora são-pedrense Maria de Lurdes Teixeira e incentivar a leitura, o projeto Rota Literária teve como plano de fundo pontos culturais e turísticos da cidade.

No dia 18 de novembro, alunos de ensino fundamental II da Emeb Ricarda de Paiva Lima Berzin passearam por diversos cenários típicos do município, mas sob a perspectiva de um novo olhar, histórico e literário.

A rota se iniciou na Biblioteca Municipal, onde os estudantes receberam um “livreto” com o conto, “Joaquina e os mortos”, do livro “O criador de centauros” de Maria de Lourdes Teixeira, além de uma bolsa personalizada. Os alunos seguiram para o Casarão da Cultura onde se dividiram em grupos e receberam tablets.

Com o auxílio da tecnologia, puderam visualizar imagens antigas do centro da cidade, como o antigo terminal rodoviário atrás da igreja e o hotel central. As atividades seguiram com a leitura do conto e a uma proposta de reflexão sobre a leitura. Os estudantes seguirão para a Herma do Poeta, onde a professora responsável, Marília Costa Reis Pastor, declamou um poema. A rota se encerrou com a visita a um dos restaurantes da cidade,  com um lanche feito pelos estudantes.

O projeto encabeçado pela professora Marília Costa Reis Pastor e pela coordenadora das bibliotecas da Rede Municipal de Educação, Rita de Cássia Reich, teve seu início no curso de Educação Turística promovido pela Secretaria Municipal de Educação em parceria com a Secretaria de Turismo.

“A ideia da Rota Literária partiu do curso de Educação Turística promovido pela Secretaria Municipal de Educação e ministrado pelo professor doutor Ari Fonseca. Foi nele que ouvi falar pela primeira vez sobre a escritora Maria de Lourdes Teixeira e de toda a sua importância para a história da literatura brasileira. Depois disso, comecei a pesquisar sobre a autora e encontrei alguns livros disponíveis em sebos. Me encantei pela escrita da autora e, ao ler suas memórias, fui tendo ideias de realizar um passeio com meus alunos pelo centro da cidade. Aos poucos, as ideias foram tomando forma e surgiu a Rota Literária, que só foi possível ser realizada com o apoio da Secretaria Municipal de Educação”, contou a professora.