Previsão para Segunda-feira
07 NOV 2022
São Pedro recebe B A T U, projeto criado por artista espanhol voltado a crianças

Idealizado por IeltxuOrtueta, o projeto ocorrerá entre 10 e 12 de novembro

Uma experiência artística em que crianças de 6 a 8 anos, estudantes de escolas públicas do interior de São Paulo, vivenciarão o processo de criar, brincando, as suas próprias obras de arte. Em síntese, esta é a proposta do projeto B A T U, realizado pelo artista, performer e designer gráfico espanhol IeltxuOrtueta, que a cidade de São Pedro irá receber entre os dias 10 e 12 de novembro.

O nome do projeto surgiu do verbo Bat, que no idioma Basco, região onde nasceu o artista, significa juntar, somar, unir, reunir, adicionar, agrupar, amontoar, recolher e reunir-se.

A proposta parte de um elemento simples, o retângulo, e de duas cores, o preto e o branco. As crianças são convidadas a utilizar materiais como papel, tintas, cola escolar, tesouras, pincéis e fitas para colocar a criatividade para trabalhar e, desta maneira, serem artistas e criadores das suas próprias obras, que depois serão expostas na praça Gustavo Teixeira.

O projeto ocorrerá com alunos e alunas do 2º ano do Ensino Fundamental da Emeb Professor Joaquim Norberto de Toledo,nos dias 10 e 11 de novembro. No sábado, dia 12, as obras, resultado da criação coletiva das crianças que experimentaram o processo nesses encontros na escola, serão expostas em instalações interativas na Praça Gustavo Teixeira,a partir das 11h.

A iniciativa foi contemplada com o Proac DiretoFomento a Projetos Culturais, da Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo.

“Toda criança é artista, precisa criar, inventar e brincar para ser e estar no mundo. A criança está no ‘aqui e agora’ o tempo todo e criar não é só se expressar. Criar é ser, se relacionar e se entender no espaço e no mundo. Olhar para a infância de forma horizontal, querer de fato dialogar e descobrir possibilidades juntos é algo que me leva a trabalhar com as infâncias”, destaca IeltxuOrtueta.

As instalações serão formadas por módulos intercambiáveis para que os visitantes possam entrar, sair, desenhar, trocar de lugaros retângulos tridimensionais e, desta maneira, fazer com que o projeto tenha um caráter de brincadeira criativa e lúdica, em que crianças e adultos desdobram possibilidades de jogo, criam, experimentam e participam da própria a obra.

Retângulos e Tridimensionalidade - O projeto explora as possibilidades dos retângulos, primeiro em duas dimensões, com a forma geométrica pintada num papel, preto sobre o branco. Em seguida ele abre outros espaços a partir da linha, e se estabelece um jogo de multiplicação e construção por meio de linhas que vão criando outros retângulos. A tridimensionalidade aparece no recorte de papeis em ângulo reto e juntando-os se erguem criando pequenas esculturas, ou “casas, refúgios”.

Os cubos e retângulos da instalação foram criados em colaboração com o artista JulioDojcsar. Ortueta revela ainda que “a proposta é multiplicar a ação, dialogar com a cidade, ocupar o espaço público com arte e dizer, ‘“Ei! Nós crianças temos direito a cidade, também queremos ser protagonistas, nós crianças somos artistas!”.

O artista espanhol detalha ainda que “a ideia é que as obras também sejam um jogo e que estejam ali como ‘protagonistas’, numa proposta modular viva e ativa que pode ser brincada e configurada de várias formas. É isso o que vai acontecer quando colocarmos a estrutura na rua, nas praças das cidades que compõem o projeto. Vai virar um jogo para outras crianças que não participaram diretamente do processo de criação e também adultos, familiares e moradores fruam e participem da proposta”.

Sobre trabalhar com crianças, IeltxuOrtueta é enfático. “Há 7 anos dedico toda minha criação a experimentar e criar junto as infâncias Além de outras camadas, o que me continua fascinando é o estado de jogo e de curiosidade criativa que cada uma delas tem. Essa convivência de criar coletivamente, com o tempo e olhar singular de cada criança atravessa todos meus trabalhos”.

PROJETO B A T U em São Pedro - com IeltxuOrtueta

Dias 10 e 11 de Novembro na Emeb Professor Joaquim Norberto de Toledo

Exposição interativa:

Dia 12 de novembro

Local: Praça Gustavo Teixeira, às 11h

Apoio: Prefeitura de São Pedro/Coordenadoria de Cultura / Secretaria Municipal de Educação

e Amora Restaurante e Centro Cultural