Previsão para Quinta-feira
03 NOV 2022
Projeto de empreendedorismo arrecada 3.000 pilhas

Alunos falaram sobre a proposta ao prefeito Thiago Silva

A proposta inicial de um grupo de alunos do 8º ano B da Emeb Gustavo Teixeira foi desenvolver um projeto voltado ao empreendedorismo, tema trabalhado em aulas oferecidas nas escolas municipais em parceria da Prefeitura de São Pedro, via Secretaria de Educação, e do Sebrae. A ideia cresceu e virou um projeto que teve entre os resultados práticos a garantia de destinação correta a mais de 3.000 pilhas.

Para falar deste projeto, os estudantes Iasmin Melotto, Anna Cláudia Narciso, Laísa Li, Maria Vitória Fracassi e Daniel Soares estiveram na segunda-feira no gabinete do prefeito Thiago Silva após conhecer algumas das atividades realizadas pela Coordenadoria de Meio Ambiente.

“A ideia deste projeto foi de uma necessidade mesmo de fazer o descarte correto das pilhas”, relatou  Laísa Li. Os estudantes também contaram que após realizar uma competição na escola para arrecadar pilhas usadas e chegar ao número de 3.000 unidades para serem descartadas, viram um “caminho aberto” para expandir o projeto, que deve levar pontos de coleta de pilhas, considerado um perigoso resíduo, para alguns pontos comerciais de São Pedro.

Outros colegas de classe desenvolveram projetos voltados à área social, como arrecadação de roupas para idosos e crianças e o grupo, batizado de AM DLF Pilhas e Baterias, decidiu fazer algo voltado à preservação do Meio Ambiente.

“Essa é uma iniciativa importante e muito bem-vinda”, disse o prefeito Thiago Silva, que destacou a importância da consciência sobre a preservação.

Para o coordenador de Meio Ambiente, Rogério Bosquero, os estudantes acertaram em buscar apoio da Prefeitura para a ação. “O entusiasmo do grupo é importante para divulgar ações que contribuem de forma eficaz para proteger o meio ambiente”, disse.

Antes da visita ao gabinete, os alunos conheceram a ETE (Estação de Tratamento de Esgoto) Samambaia, o transbordo – local que recebe toda a coleta de lixo feita em São Pedro – e o Centro de Educação Ambiental.